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17/04/2013

Atletas no Mkt Esportivo: análise da imagem de um atleta frente a sua exposição na mídia televisiva

1 INTRODUÇÃO

Os campos de estudo do Marketing atingem diversos aspectos que abrangem características e particularidades ligadas ao negócio para o qual se desenvolvem estratégias e planos de ação específicos, em busca de atingir os objetivos propostos.

A atividade do Marketing envolve um processo e, sendo assim, algo cíclico, interminável, que recebe ajustes durante a execução de suas estratégias, pautadas em um planejamento bem definido, alinhado aos interesses da organização em que se aplica, podendo ser renovado periodicamente, diante de novas perspectivas e ambientes de mercado. 

Da mesma forma que uma organização, pessoas podem assumir um papel institucional, atuando como empresas que figuram na imagem de pessoas em si, ou seja, profissionais de carreiras variadas que possuem sua imagem institucionalizada, o que permite a realização de um trabalho de comunicação e marketing, na orientação de suas ações de forma planejada. 

Além disso, os veículos de comunicação apresentam e possibilitam ao mundo atual, diversas capacidades e acessibilidades para expandir a visibilidade destes profissionais, tanto em extensão, quanto em velocidade, o que permite aos públicos que se interessam pelas atividades exercidas por estas pessoas, conseguirem informações a respeito da carreira e da vida pessoal destes profissionais.

Neste âmbito, o cenário esportivo é um dos que mais atrai olhares de mídia e de públicos, abrangendo variados setores sociais e econômicos, com capacidade de movimentar um grande levante de pessoas e organizações que incidem sua ligação ao ambiente dos esportes.

No que se refere ao ambiente de Marketing, os esportes apresentam sua representação pela vertente do Marketing Esportivo, tema de forte presença em estudos e atuações profissionais em países da Europa e nos Estados Unidos, e que, no Brasil, têm passado por um processo de evolução e ampliação de estudos e atividade de mercado, principalmente pelo fato dos dois maiores eventos mundiais de esportes estarem programados para ocorrerem no país, durante os próximos anos. 

A partir do Marketing Esportivo, trata-se do esporte com os preceitos e técnicas do Marketing, definindo-o como um negócio a ser analisado, discutido, planejado, executado, acompanhado, ajustado e avaliado. Ou seja, aplica-se o pensamento do Marketing para o tratamento do esporte de forma profissional e planejada, com foco nos objetivos traçados para a obtenção de resultados concretos, tanto em questões comerciais e econômicas, como em questões administrativas.

As formas de atuação com o Marketing Esportivo abrangem uma cadeia bem extensa, dado que se pode agir neste ponto tanto de forma externa, como de forma interna ao esporte, ou seja, sendo o esporte o negócio da instituição e, ou, pessoa, ou sendo o esporte uma vitrine de exposição de uma determinada organização.

Dentre estes personagens envolvidos no ambiente do Marketing Esportivo, o atleta figura como o centro de todo o contexto, dado que é a partir da execução de seu trabalho que toda a prática e a administração esportiva estão focadas.

Os atletas profissionais, diferentemente de esportistas por hobby ou por uma questão de manutenção da saúde e bem estar físico, além destes objetivos, possuem no esporte sua forma de trabalho, como atividade profissional e, pela questão da visibilidade de caracterização do esporte como um espetáculo, a partir da indústria do esporte e da comunicação, apresentam-se como pessoas públicas e personalidades de destaque no cenário social, econômico e cultural. 

Como profissionais que se enquadram no perfil de pessoas físicas que assumem papel de pessoas jurídicas, necessitando então de uma gama variada de profissionais para administrarem suas carreiras, o trabalho com a comunicação e marketing de atletas profissionais também tem obtido destaque no âmbito do Marketing Esportivo, principalmente no trabalho que envolve a imagem do atleta, exposta de forma exaustiva pelos veículos de comunicação, durante diversos momentos de sua carreira.

Diante deste cenário, este trabalho visa apresentar uma análise sobre o Marketing Esportivo com foco em seu personagem principal, o atleta profissional, buscando analisar a sua imagem, a partir de critérios que demonstrem um retrato da forma como ela é apresentada por um dos principais veículos de comunicação aberta nacional, que apresentam no esporte, uma de suas frentes de programação diária. 

Do ponto de vista teórico, acredita-se que este estudo possa trazer para o ambiente acadêmico sobre as formas como o Marketing Esportivo pode trabalhar com foco no atleta, para estruturar sua imagem com o conhecimento de como os veículos de comunicação retratam e expõem este personagem durante certo momento de sua carreira, contribuindo para uma condução mais diretiva no planejamento estratégico de marketing traçado para este profissional.

Do ponto de vista empírico, o trabalho visa expor e analisar a atividade de Marketing Esportivo junto aos atletas, não diante das instituições esportivas, como já é mais conhecido e estudado, no sentido de que, a partir do momento em que os atletas assumem um posicionamento de pessoas públicas e suas imagens são veiculadas de forma exaustiva, esta exposição influencia de forma direta e indireta em sua carreira, necessitando de seu entendimento para a estruturação ou mesmo reajustes em um planejamento de marketing que tenha sido traçado para sua imagem e carreira.

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