Avaliação da hidratação em laboratório e em campo

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

INTRODUÇÃO
De acordo com o livro Heat Wave: A Social Autopsy of Disaster in Chicago, de Eric Klinenberg, “a perda de vidas humanas durante períodos de calor intenso no verão é maior que a causada por todos os outros fenômenos climáticos juntos, entre os quais raios, chuvas, inundações, furacões e tornados” (Klinenberg, 2002). No decorrer do exercício físico, sobretudo durante exposição ao calor, s músculos exercitados aumentam a temperatura central. Para evitar o superaquecimento, o líquido desloca-se da corrente sanguínea para a pele, onde pode evaporar como suor e, assim, resfriar o corpo.
Portanto, a manutenção do volume sanguíneo é essencial para obter a melhor termorregulação possível durante o exercício físico. Em seres humanos, o principal método de manutenção dos líquidos corporais, inclusive do volume sanguíneo, é a ingestão de líquidos, embora as células produzam uma pequena quantidade (cerca de 10%) de água durante o metabolismo. A manutenção dos líquidos é tão importante para a sobrevivência que os seres humanos têm vários mecanismos importantes para detectar alterações na quantidade total de líquido no corpo e na sua composição.
Esta revisão descreve esses mecanismos e, em seguida, seu funcionamento durante o exercício. Depois, descreve como ocorrem a desidratação e a hiponatremia associada ao exercício (HAE) quando o corpo é levado a extremos e é incapaz de usar os mecanismos destinados a manter a hidratação e a tonicidade apropriadas para o funcionamento do organismo humano. Por fim, discorre sobre as vantagens e as desvantagens das medições feitas em campo e em laboratório.
Para ler o artigo na íntegra, basta clicar aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso