Bases científicas e metodológicas para o treinamento do árbitro de futebol

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Nos últimos anos, a evolução de ciências auxiliares tem causado enorme transformação na metodologia de treinamento no futebol. Mas de que forma isso atua na preparação de árbitros? A busca pela excelência, marca do trabalho com os atletas, também está presente no condicionamento dos juízes?

Estudioso na área de preparação física para árbitros, Alberto Inácio da Silva montou um guia com informações sobre o perfil fisiológico, motor e até psicológico que os árbitros devem buscar nos treinamentos. Essas instruções são a base do livro “Bases científicas e metodológicas para o treinamento do árbitro de futebol”.

Com base em trabalhos recentes sobre treinamento e excelência física no futebol, Alberto Inácio da Silva procurou responder às questões mais freqüentes relacionadas ao treinamento no âmbito dos árbitros. Assim, seu livro funciona como um guia de trabalho para preparadores físicos voltados a essa categoria.

Para isso, o autor optou por uma abordagem que começa com um breve relato sobre a história dos árbitros de futebol e suas ações motoras durante uma partida. A partir disso, Alberto Inácio da Silva mostra as necessidades dos juízes e estabelece um modelo de treinamento que seja condizente com isso.

Sobre o autor

Prof. dr. Alberto Inácio da Silva é líder do Grupo em Pesquisa em Árbitro de Futebol e docente do departamento de Educação Física da UEPG – Paraná.

Universidade do Futebol

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso