Brasileiros que vivem na Suíça mantêm paixão pelo futebol

Os brasileiros que vivem atualmente em Zurique, na Suíça, deixaram o país do futebol, mas não perderam a paixão pelo esporte. Na cidade onde a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anuncia na terça-feira se o Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014, os brasileiros não deixam de se reunir para assistir aos jogos nas copas do mundo.
“É uma festa, tem batucada na rua, tudo fica verde a amarelo. Nos reunimos e é sempre uma festa, estamos sempre procurando uma razão para fazer festa e a Copa é uma”, conta Heloísa Marques, que tem uma casa de dança em Zurique, onde brasileiros se reúnem para dançar ritmos do Brasil.
Atualmente cerca de 45 mil brasileiros vivem na Suíça, de acordo com dados do consulado brasileiro. Para acompanhar os jogos brasileiros, é preciso assinar canais fechados de televisão. “Tem um pacote de canais brasileiros e a maioria dos homens assina por causa do canal de esportes”, afirma a carioca Vanessa Balestra, que se casou com um suíço e vive no país há quatro anos.
E os brasileiros que vivem em Zurique não gostam só de assistir ao futebol, também gostam de jogar. “Tem pessoas que se reúnem para jogar. A infra-estrutura aqui é excelente, todos os bairros têm campos”, afirma Severino Rodrigues, que está há quatro anos no país.
Anderson Santana mora em Zurique desde os 14 anos de idade, quando a mãe se casou com um suíço. O brasileiro trouxe com ele o entusiasmo pelo futebol. Santana jogou em clubes amadores da Suíça até que organizou com amigos brasileiros um time de futebol de areia que já chegou a ser campeão da Copa de Futebol de Zurique.
Ele conta que também não faltam as chamadas “peladas”. “Todo domingo temos um jogo que é mais brincadeira, fazemos um churrasquinho e jogamos. Fazemos torneios.”
Apesar de manterem a ligação com o esporte, apenas um dos entrevistados tinha ouvido falar sobre o evento de amanhã na Fifa, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros e de governadores, além de dezenas de convidados.

Para interagir com o autor: manuelsergio@universidadedofutebol.com.br