Universidade do Futebol

Gustavo D’Avila

07/05/2015

Como apoiar o atleta no período de suspensão

Recentemente vimos casos de suspensões de alguns atletas de futebol por um período de longo prazo e nestas situações sempre nos perguntamos como se pode apoiar de maneira efetiva os atletas que passam por estes momentos.

Estes casos são mais comuns do que acostumamos acompanhar e tornam-se uma dura realidade no universo do futebol. Neste cenário, pode ser valioso que o atleta tenha um apoio efetivo na manutenção da sua carreira como atleta profissional. Eventualmente, quando isso não acontece, o atleta pode inclusive chegar ao ponto de uma prematura aposentadoria no esporte profissional.

O trabalho de coaching pode torna-se um grande aliado do atleta num momento de cumprir o período de suspensão da sua prática profissional. Este trabalho pode oferecer diversos benefícios ao atleta tais como:

• Visão clara sobre si próprio e sobre onde ele pode chegar em sua carreira, através de reflexões intensas e sessões de autoconhecimento

• Oferece uma forma valiosa para o atleta se manter na direção de seus objetivos, mesmo reconhecendo que deverá passar por essa etapa dura em sua vida

• Por apoiar o atleta na definição de metas claras e objetivas, o coaching contribuirá com o desenvolvimento do atleta

• Estimula novos aprendizados e evolução comportamental
Sabemos que os clubes ainda não contam com esse tipo de trabalho na forma contínua em sua atividade cotidiana, mas a cada dia podemos ver dados que comprovam a eficácia do trabalho de Coaching e o surgimento de novos Coaches bem preparados para entregar resultados sustentáveis no universo do futebol.

Se pensarmos sobre os atletas que passam por situação deste tipo e no tamanho do mercado brasileiro, quantos e quantos poderiam ser impactados positivamente por um trabalho sério de Coaching? Inúmeros, não é verdade?

Como disse Zé do Carmo (ex-atleta de Futebol Profissional), em seu depoimento ao livro Coaching Esportivo escrito por mim e por Lulinha Tavares: “O trabalho de Coaching contribui para que possamos acreditar que somos capazes de ultrapassar barreiras e limites antes intransponíveis”. E o atleta na situação de suspensão de longo prazo necessita justamente ultrapassar uma das barreiras mais impactantes em sua carreira, a inatividade e a dúvida sobre seu retorno a prática profissional.

Assim, fica o estímulo para que cada vez mais possamos abordar essa e outras questões que podem contribuir definitivamente para o apoio adequado aos atletas nos momentos de maior dificuldade em suas carreiras. Com isso podemos aumentar as chances de manutenção de uma carreira esportiva, bem como o prolongamento do tempo da prática esportiva de alto desempenho como o futebol profissional.

Até a próxima! 

Comentários

Deixe uma resposta