Universidade do Futebol

Artigos

30/10/2011

Como marcar o Barcelona?

Quem é o melhor time do mundo atualmente? A resposta para essa pergunta é comum para a maioria dos amantes do futebol: o Barcelona.

Com um toque de bola envolvente, movimentações intensas, muitas jogadas de habilidade e muitos títulos, o time catalão é hoje o modelo a ser seguido por muitos treinadores e atletas. Mas ao mesmo tempo que muitos o dissipam, poucos conseguem desvendar: como marcar essa equipe?

Para mim, assim como para a maioria dos amantes do futebol, o Barcelona é sem dúvidas a melhor equipe do futebol mundial por principalmente dois fatores: a posse de bola e a intensidade de sua movimentação. Então, para marcá-lo, obviamente é necessário neutralizar em especial esses dois quesitos com ações táticas inteligentes.

Acredito em duas ações táticas interessantes que poderiam parar o Barcelona.

Em recente palestra de Carlos Alberto Parreira realizada na Federação Paulista de Futebol em conjunto com a Universidade do Futebol, um dos participantes levantou a possibilidade de pressioná-los nas laterais do campo, pois por ali o campo diminui e é mais difícil de manter a posse de bola quando se recebe pressão.

Outra ação interessante seria tentar inutilizar a impressionante posse de bola do Barcelona, tentando fazer com que a mesma se torne apenas uma “posse de bola de manutenção”, quando a equipe tem o controle, porém sem conseguir progredir em direção ao gol adversário ou criar jogadas de perigo.

Seria feita uma marcação setorial ou plantada, não deixando o Barça penetrar ou movimentar-se com tranquilidade.

Para dar resultado, porém, é preciso ressaltar que as ações precisam ser executadas com maestria e que nenhuma das possibilidades acima é verdade absoluta, mas, para mim, são as situações mais coerentes para marcar o Barcelona.

Comentários

Deixe uma resposta