Como o humor pode contribuir em situações adversas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O final do campeonato brasileiro da série A se aproxima e chega a hora da verdade para a maioria dos clubes, principalmente aqueles que tentam escapar de qualquer maneira do descenso para a série B.

É raro perceber, num clube que se encontra numa situação adversa de alto risco em relação ao rebaixamento, os atletas e membros da comissão técnica sorrindo e demonstrando alegria em suas atividades. Muitas vezes o que vemos são semblantes fechados, cabeças baixa, desconforto em relacionar-se com a imprensa e toda e qualquer reação de tristeza pelo abatimento com a situação desconfortável.

Mas, sabiam que o controle do humor pode ser fundamental em situações como está?

Sim, isso mesmo, o controle do humor direciona o foco para as coisas positivas e não contribui para não gerar aborrecimentos desnecessários com as coisas que não possuem enorme importância ou circunstâncias com as quais não se está familiarizado ou aquelas que não se pode controlar. Pensar de maneira adequada antes mesmo de levantar-se, pela manhã, já representa uma ótima maneira de começar bem o dia.

Se o atleta tem pensamentos negativos, devemos ajudá-lo a ter condições de modificar esse foco para coisas positivas. Estimular emoções negativas pode ascender a chama de sua própria destruição e todo atleta deve conhecer esse fato. Ao contrário, uma atitude positiva pode ser vital para a retomada do sucesso, pois elas inspiram o atleta, aumentam sua energia para realização dos trabalhos diários em busca da recuperação do clube na tabela da competição.

Mas, essa teoria realmente pode fazer a diferença? A resposta é sim! E na prática, (pois vamos hoje direto ao ponto já que os clubes não tem tempo a perder, certo?) temos três pontos nos quais todos os envolvidos devem se concentrar.

1 – Preparar-se para ser mais positivo

• Descansar mais, quando se está excessivamente cansado é provável que o atleta apresente uma tendência em se deixar levar pelo foco negativo; então uma boa estratégia pode ser realizar pequenos repousos durante o dia sempre que possível.

• Aproveitar os sucessos, sejam eles pequenos ou grandes; as emoções positivas do sucesso podem manter o atleta concentrado nos aspectos positivos quando retornam à essas emoções.

• Fazer pelo menos uma coisa boa para você mesmo, o atleta precisa realizar uma vez por dia algo que realmente goste, isso contribuirá para levantar o ânimo e elevar a concentração.

2 – Proteger-se das coisas negativas

• Para de remoer pensamentos negativos, isso só aumenta sua negatividade e consome sua energia desnecessariamente;

• Em vez de concentrar-se no ponto negativo das coisas boas que aconteceram, tente se concentrar nos pontos positivos das coisas negativas. Boas lições podem ser aprendidas com essa atitude!

• Se um pensamento ou emoção negativa se instalar, procure mudar o foco para outra emoção ou pensamento positivo; seja ele uma lembrança de conquista, uma vitória num grande jogo ou uma emoção positiva do lado pessoal.

3 – Planejar ações positivas

• Existem duas opções para criar uma mudança positiva: ou muda-se o foco ou o ambiente. Então a dica é: mude sua perspectiva e o seu foco.

• Desenvolver um plano pessoal para manter-se positivo com frequência, isso contribui para aumentar sua capacidade de retornar ao foco positivo.

• Pratique concentrar-se nas coisas positivas e mudar seu foco de coisas negativas para positivas, sempre que houver oportunidade. Abuse de músicas ou filmes que promovam uma sensação positiva para você.

Com o tempo relativamente curto para o final da competição, deve-se dedicar um esforço adicional para promover a recuperação da equipe, resgatar a confiança e a esperança de ser capaz de retomar o caminho das vitórias.

Imagine-se nessa situação e responda, você realmente acredita que uma postura negativa e depressiva é capaz de contribuir com a melhora de desempenho em sua visa profissional? Pensou? Acho que não, não é mesmo?

Ou seja, se a situação é realmente difícil, promover um ambiente bem humorado aliado a um trabalho intenso e dedicado, pode se tornar um grande diferencial para qualquer equipe reverter um quadro de desanimo e resultados ruins, com certeza irá ajudar a equipe alavancar seu desempenho.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso