Concentração e excelência no futebol

“São situações de jogos grandes que inevitavelmente vão acontecer. Tem que ter um nível de concentração muito alto. Se não tiver mentalmente muito forte para as adversidades, facilmente deixa de produzir o melhor. Falei no intervalo para manter o nível de concentração alto e o segundo tempo foi muito melhor do que o primeiro”. Essas são as palavras do técnico da seleção brasileira, Tite, após a vitória do Brasil sobre o Equador, no último dia 31/08/2017.

Observando essa menção sobre a concentração, achei importante nesta semana falar brevemente a respeito deste assunto dentro do grande tema excelência do atleta profissional de futebol.

Posso e devo recorrer à obra da Terry Orlick para provocar nossa reflexão sobre a busca da excelência e o papel da concentração nesse contexto. O autor comenta que todos nós temos a capacidade de buscar nossos sonhos e alcançar os objetivos significativos para nossas vidas, pois existe uma força inacreditável dentro de nós mesmos quando conseguimos extrair todo o poder de nossa concentração, quando aumentamos a qualidade e a consistência da nossa concentração, e estes acréscimos ajudam a elevar a consistência e a qualidade do nosso desempenho profissional.

A concentração é o primeiro e o mais importante elemento da excelência. A grande maioria dos atletas profissionais que atingem o seu melhor desempenho ou que conquistam a excelência em níveis mais elevados, aprenderam a se concentrar efetivamente.

É valioso termos em mente que a melhora da concentração poderá permitir que o atleta continue a aprender, experimentar, crescer, criar, aproveitar e alcançar um desempenho cada vez mais próximo da sua capacidade máxima.

Então agora podemos começar a perceber o valor das palavras do técnico Tite, quando menciona a importância da concentração de seus atletas e o efeito positivo ou os benefícios que uma concentração elevada pode gerar. Complementando, para termos uma noção exata de como se pode promover o aumento das reflexões sobre a importância da concentração, seguem alguns exemplos de indagações que podem ser feitas aos atletas, para que eles possam começar a refletir verdadeiramente sobre a sua concentração.

• Você está trabalhando para manter seu melhor estado de concentração o tempo todo em sua atuação, seja em treinos ou nos jogos?
  • Você consegue lembrar de momentos em que uma melhor concentração traria um melhor resultado de sua ação em campo?
  • Você pode elaborar novas ações para elevar o seu nível de concentração atual?
  • Você tem trabalhado constantemente para melhorar a qualidade e consistência de sua concentração a cada dia?
  • Você está concentrado em fazer as pequenas ações, necessárias e programadas, que têm o melhor efeito para o aumento do seu desempenho a cada dia?

Reflexões como estas podem contribuir e muito para que todo atleta profissional se mantenha na busca constante do seu melhor desempenho possível na carreira.

Até a próxima!