Universidade do Futebol

Gepeef

Integrantes
Coordenador: Tania Leandra Bandeira
Componentes: Tania Leandra Bandeira, Marcio Vinhão

O Grupo de Estudos em Pedagogia dos Esportes e Educação Física iniciou seus trabalhos em março de 2007. Embora esteja iniciando seus estudos, a coordenadora do grupo tem diversificada experiência na área, tendo participado de grupos de estudos sobre esse tema desde sua graduação, passando pelas universidades em que ministrou aulas, com trabalhos apresentados em congressos; organização de eventos do Colégio Brasileiro em Ciências do Esportes (CBCE); desenvolvimento de projeto de aplicação e apresentação de seus resultados também em congressos. Atualmente, os integrantes do Gepeef são alunos de graduação em Educação Física da Universidade Bandeirante de São Paulo, Uniban.

A formação desse grupo num curso de Educação Física deu-se pela importância de se discutir o ensino dos esportes de uma forma diferente da qual nos foi ensinado em todo o nível escolar; o modo da repetição e da mecanização dos gestos. Pois, uma boa metodologia de ensino, respaldada por uma inovadora pedagogia, não é aquela ensina pela repetição de um gesto demonstrado pelo professor, automatizado, mas aquela que permite ao aluno vivenciar um processo de ensino aprendizagem, em que, por meio da possibilidade de exploração, constrói não um gesto motor apenas, mas uma conduta motora, fruto de sua competência interpretativa (SCAGLIA, 2003).

Nessa perspectiva para o ensino dos esportes, acreditamos que os professores devem propor atividades que sejam compatíveis com o nível de compreensão dos alunos, levando-os a obterem sucesso durante todo o processo de aprendizagem, sentindo-se competentes a cada passo. Para isso o professor pode e deve, por exemplo, modificar as atividades, alterando suas regras e equipamentos, criando um ambiente desafiador que leve o aluno a melhorar suas habilidades e a rapidez nas tomadas de decisões, no momento de solucionar os problemas exigidos nas diversas situações (BAYER, 1994). Além disso, os jogos ou atividades que o professor proporcionar aos seus alunos devem sempre respeitar as características de desenvolvimento dos mesmos.

O principal objetivo do Gepeef é estudar a pedagogia dos esportes coletivos, dentre os quais se encontra o futebol, sob a ótica de um arcabouço teórico, levando-se em conta a realidade de ensino, do educador e do educando, visando o desenvolvimento pedagógico facilitador do processo de ensino e de aprendizagem, assim como discutir o esporte educacional; elaborar e desenvolver uma abordagem teórica e prática que venham contribuir para o processo educacional por meio do esporte e proporcionar fundamentos técnicos para elaboração e execução de conteúdos mais contextualizados à cultura esportiva.

Bibliografia

BAYER, C. O ensino dos esportes coletivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.
SCAGLIA, A. J. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés. 2003. Tese (doutorado). – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

02

mar'09

Resumo do livro: “A importância das escolinhas de futebol”

Integração na sociedade e prática de atividades em prol da qualidade de vida são fundamentais

Leia Mais

23

fev'09

As brincadeiras e jogos no processo ensino-aprendizagem do futebol

O brincar sempre estará ligado à aprendizagem, seja de um esporte, da matemática ou do português

Leia Mais

18

set'08

Futebol e futsal feminino: uma história

A evolução da modalidade e suas carências dentro do país

Leia Mais

01

set'08

O desenvolvimento motor dos atletas nas categorias de base e a especialização precoce

Nesse processo em uma estrutura de treinamento adequada ao desenvolvimento individual, deve-se proporcionar uma formação básica múltipla, garantindo a aquisição de movimentos coordenativos gerais

Leia Mais

03

maio'08

Futebol brasileiro: uma cultura

Popularização do esporte no país fez dele uma parte da cultura nacional

Leia Mais

03

maio'08

O sonho de jogar futebol: quem está preparado para cuidar dos jovens atletas?

A responsabilidade dos profissionais envolvidos na formação de jogadores

Leia Mais

03

mar'08

Os futuros talentos esportivos estão nas aulas de educação física. Mas quem são eles?

Como os profissionais podem identificar e trabalhar os garotos desde as aulas de educação física

Leia Mais

03

mar'08

Futsal e futebol feminino: perspectivas

Apesar de o esporte ter se consolidado no país há pouco tempo, não se trata de algo recente

Leia Mais

29

fev'08

Responsabilidade social: o esporte na educação dos jovens

Atividade física pode desempenhar papel fundamental para a formação das crianças

Leia Mais

25

jan'08

O início das ações táticas defensivas e ofensivas

Para vencer no esporte é preciso atletas que sejam capazes de executar o sistema de jogo

Leia Mais