Universidade do Futebol

Gepeef

Integrantes
Coordenador: Tania Leandra Bandeira
Componentes: Tania Leandra Bandeira, Marcio Vinhão

O Grupo de Estudos em Pedagogia dos Esportes e Educação Física iniciou seus trabalhos em março de 2007. Embora esteja iniciando seus estudos, a coordenadora do grupo tem diversificada experiência na área, tendo participado de grupos de estudos sobre esse tema desde sua graduação, passando pelas universidades em que ministrou aulas, com trabalhos apresentados em congressos; organização de eventos do Colégio Brasileiro em Ciências do Esportes (CBCE); desenvolvimento de projeto de aplicação e apresentação de seus resultados também em congressos. Atualmente, os integrantes do Gepeef são alunos de graduação em Educação Física da Universidade Bandeirante de São Paulo, Uniban.

A formação desse grupo num curso de Educação Física deu-se pela importância de se discutir o ensino dos esportes de uma forma diferente da qual nos foi ensinado em todo o nível escolar; o modo da repetição e da mecanização dos gestos. Pois, uma boa metodologia de ensino, respaldada por uma inovadora pedagogia, não é aquela ensina pela repetição de um gesto demonstrado pelo professor, automatizado, mas aquela que permite ao aluno vivenciar um processo de ensino aprendizagem, em que, por meio da possibilidade de exploração, constrói não um gesto motor apenas, mas uma conduta motora, fruto de sua competência interpretativa (SCAGLIA, 2003).

Nessa perspectiva para o ensino dos esportes, acreditamos que os professores devem propor atividades que sejam compatíveis com o nível de compreensão dos alunos, levando-os a obterem sucesso durante todo o processo de aprendizagem, sentindo-se competentes a cada passo. Para isso o professor pode e deve, por exemplo, modificar as atividades, alterando suas regras e equipamentos, criando um ambiente desafiador que leve o aluno a melhorar suas habilidades e a rapidez nas tomadas de decisões, no momento de solucionar os problemas exigidos nas diversas situações (BAYER, 1994). Além disso, os jogos ou atividades que o professor proporcionar aos seus alunos devem sempre respeitar as características de desenvolvimento dos mesmos.

O principal objetivo do Gepeef é estudar a pedagogia dos esportes coletivos, dentre os quais se encontra o futebol, sob a ótica de um arcabouço teórico, levando-se em conta a realidade de ensino, do educador e do educando, visando o desenvolvimento pedagógico facilitador do processo de ensino e de aprendizagem, assim como discutir o esporte educacional; elaborar e desenvolver uma abordagem teórica e prática que venham contribuir para o processo educacional por meio do esporte e proporcionar fundamentos técnicos para elaboração e execução de conteúdos mais contextualizados à cultura esportiva.

Bibliografia

BAYER, C. O ensino dos esportes coletivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.
SCAGLIA, A. J. O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés. 2003. Tese (doutorado). – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

04

dez'07

A formação do atleta cidadão tem que estar inserida no futebol

O surgimento do esporte como ferramenta pedagógica ocorreu na Inglaterra

Leia Mais