19/06/2012

Direito Desportivo & Esporte – Temas Selecionados

Chegamos com alegria ao terceiro volume da obra Direito Desportivo & Esporte – Temas Selecionados, iniciativa que nasceu no II Seminário Esporte & Justiça Desportiva, em 2010, realizado em Salvador/Bahia, e incrementou sua repercussão nacional após a concretização da parceria entre o Instituto de Direito Desportivo da Bahia e o Instituto Mineiro de Direito Desportivo – IMDD, materializada no segundo volume, publicado no ano passado.

Apesar do perceptível crescimento do Direito Desportivo, ainda temos um oongo caminho a percorrer e muito a explorar. E é justamente pelo intuito de explorar, ensinar, aprender e reciclar que esse livro vem se consolidando no meio jus-desportivo.

O mercado do esporte movimenta bilhões de dólares. O futebol, por exemplo, movimenta, em média trezentos bilhões de dólares por ano, valor semelhante ao PIB (Produto Interno Bruto) da Argentina.

Neste cenário existem diversos interesses: torcedores, mídia, publicidade, transportes, hospedagens, materiais esportivos e um grande número de empregos diretos e indiretos.

O esporte, portanto, deixou de ser uma atividade lúdica, secundária e profissionalizou-se. O dirigente, como profissional passou a se dedicar integralmente ao atendimento das necessidades de uma indústria em franca expansão.

O Brasil organizará a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 e para a realização destes eventos há necessidade de se buscar o conhecimento, organização e regulamentação a fim de que o desporto possa acompanhar sua evolução profissional atendendo às necessidades do mercado. (…)