Universidade do Futebol

Biblioteca

15/01/2009

Educação como prática corporal

Esta obra, fundamentada nos estudos mais recentes sobre a importância da prática corporal no desempenho global dos alunos, traz a educação física para um plano de destaque no processo de ensino-aprendizagem.

Seu objetivo é apresentar a educação física como uma disciplina integrada ao currículo escolar, transformando-a numa grande aliada na educação para a autonomia.

A obra oferece um elenco de conteúdos e atividades para as aulas de educação física, a partir dos quais o professor faz seu planejamento, de acordo com suas necessidades e com as características de cada grupo de alunos. Mostra ainda como isso pode ser feito com agilidade e rapidez, permitindo avaliações e adaptações constantes.

As sugestões metodológicas e as atividades estão agrupadas por série, desde a educação infantil até a 8ª série do ensino fundamental, facilitando assim o trabalho do professor.

Educação como Prática Corporal segue as novas propostas para o ensino de educação física, contribuindo para que os alunos desenvolvam a consciência do próprio corpo e aprendam a lidar melhor com as emoções e a ser mais sensíveis, mais cooperativos e corporalmente mais expressivos.

Sobre os autores

João Batista Freire começou sua carreira de professor de Educação Física no Atletismo, no qual ministrou aulas para crianças e foi técnico durante 10 anos. Depois trabalhou com vários esportes, até 1999. Deu aulas em várias faculdades de Educação Física e escolas da rede pública.

Trabalhou na USP e na Universidade Federal da Paraíba. Lecionava na Unicamp quando se aposentou. Mesmo assim, ainda atuou por alguns anos na Universidade do Estado de Santa Catarina.

Atualmente é consultor do Instituto Esporte Educação – IEE em São Paulo e colaborador da Universidade do Futebol.

Já Alcides José Scaglia é licenciado e bacharel em Educação Física, mestre em Pedagogia do Esporte, doutor em Pedagogia do Movimento, coordenador do Laboratório de Estudos aplicados em Pedagogia do Esporte (LEPE) e docente do curso de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp.

Comentários

Deixe uma resposta