Universidade do Futebol

Artigos

21/05/2014

Escolhendo um protetor bucal esportivo

Existem muitos tipos de protetores bucais disponíveis no Brasil, que vão desde os “ferve e morde”, baratos e encontrados em lojas de artigos esportivos, aos protetores bucais personalizados feitos por cirurgiões-dentistas.

A Academia Brasileira de Odontologia do Esporte (ABROE) recomenda usar um protetor bucal personalizado para garantir a máxima proteção contra lesões e traumatismos.

Protetores bucais “ferve e morde” não oferecem proteção suficiente contra lesões dos dentes, boca, maxila e/ou mandíbula. Protetores bucais “ferve e morde” são feitos com auxílio de água fervente e logo após moldagem na boca pelo próprio atleta.

Os protetores bucais personalizados são feitos pelo seu dentista, a partir de uma impressão da arcada dentária que cria um modelo de gesso de seus dentes e ossos recobertos por tecidos moles. A confecção desses protetores bucais permite que o dentista ou o técnico avaliem com precisão os detalhes dos dentes e áreas de inserção muscular e adéquem o protetor bucal para que fique confortável e exerça sua função de proteção.

Este tipo de protetor bucal fornece um ajuste melhor do que outras variedades, como eles são feitos para atender as necessidades individuais do atleta. Quando feita pelo cirurgião-dentista, um protetor bucal personalizado é:

Confortável

Bem adaptado

Permite que o atleta converse normalmente

Não cai nem deforma facilmente durante o uso

Não restringe a respiração

O tratamento de lesões dentárias pode ser muito caro, por isso vale a pena investir em um protetor bucal personalizado. Cirurgiões-dentistas devem estar preparados para orientar seu paciente-atleta quanto ao protetor bucal mais indicado para o seu esporte.

*Cirurgiã-Dentista (UFSC)
Especialista em Odontologia do Esporte (UP)
Mestranda em Odontologia em Saúde Coletiva (UFSC)
Pós-Graduanda em Endodontia (UNIGÁ)
Co-Autora do livro “PROTETORES BUCAIS ESPORTIVOS: Tudo o que o cirurgião-dentista precisa saber”
 

Comentários

Deixe uma resposta