26/09/2018

A especificidade nos testes de agilidade aplicados aos goleiros de futebol de campo

Resumo

O objetivo desse estudo foi o de identificar testes de agilidade com a presença do princípio da especificidade em sua forma de execução aplicados em goleiros de futebol de campo. Foi realizada uma revisão sistemática de caráter quantitativo, de levantamento e descritiva, a partir das bases de dados PubMed, Scielo e Google Acadêmico com os descritores agilidade, testes, goleiros de futebol de campo e especificidade, nos idiomas português, espanhol e inglês. Em mil e sessenta e sete artigos foram encontrados vinte e oito testes de agilidade aplicados no esporte de um modo geral. Vinte e seis testes aplicados em jogadores de futebol de linha e apenas um dos artigos apresentou dois testes que foram aplicados em goleiros de futebol de campo com características do princípio da especificidade que foram o Sprint-Keeper Test e o Lateral Shuffle Keeper, onde avaliaram deslocamentos curtos e rápidos com um mergulho em uma bola posicionada no solo.Concluímos ser reduzido o número de testes aplicados aos goleiros de futebol de campo. Recomenda-se maiores estudos e pesquisas em relação ao tema deste artigo.

Palavras-chave: Goleiros; Agilidade; Testes e Especificidade.

INTRODUÇÃO

O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, despertando grande interesse em função de sua motivante forma de disputa. Tornou-se popular graças a sua forma e estrutura simples de jogar. Praticado na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.

Modalidade esportiva intermitente, com constantes mudanças de intensidade e atividades. É uma modalidade em que diversas qualidades de ordem técnica, tática e física atuam de forma simultânea. Dentre tantas encontramos a agilidade que se firma como de fundamental importância entre os atletas, principalmente na performance dos goleiros de futebol de campo por atuarem em uma área restrita, com grande concentração de jogadas e exigência de ações ágeis. Sendo assim, é condição sine qua non avaliar, por meio de testes físicos, o nível de agilidade dos goleiros em relação às suas funções específicas.

A imprevisibilidade dos acontecimentos e ações durante uma partida exige que o atleta esteja preparado para reagir aos mais diferentes estímulos, da maneira mais eficiente possível (BARBANTI, 1996). As exigências de um ótimo condicionamento físico estão cada vez mais indispensáveis. Capacidades motoras Resistência, Flexibilidade, Velocidade, Força, Agilidade estão diretamente relacionadas com a performance em campo, o que representa um alto índice de efetiva participação nos resultados positivos das equipes.

A agilidade é a capacidade de mudar a direção do corpo rapidamente e é o resultado de uma combinação de força, velocidade, equilíbrio e coordenação ( Draper & Lancaster, 1985 ). Refere à capacidade do atleta de mudar de direção de forma rápida e eficaz, mover-se com facilidade no campo ou fingir ações que enganem o adversário a sua frente ( BOMPA, 2002, p. 51 ). Segundo SCHMID; ALEJO, 2002, a agilidade no futebol é a habilidade para mudar os movimentos o mais rápido possível frente a situações imprevisíveis, tomando rápidas decisões e executando ações de modo eficiente.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.