21/07/2015

Esportes amadores em clube de futebol

Introdução

Esse artigo visa provocar discussões em torno das necessidades de ação que a boa gestão pode proporcionar para que uma administração seja criativa e inovadora dentro dos clubes de futebol, onde essa abordagem é uma importante ferramenta da Gestão Esportiva, segundo Sorino, (2010 ) pg.189 “ O aspecto-chave no processo de inovação, é a criação e para este processo ser criativo deveremos substituir o conceito de julgamento pelo de movimento. Isso significa mudar as normas habituais de raciocínio humano.” Portanto, com a abordagem sobre o tema Esportes Amadores em Clubes de Futebol, este artigo tem por objetivo subsidiar elementos para criar um Plano de Ação e uma estratégia de Gestão para Otimização dos Espaços da Arena do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense com objetivo de criar condições para proporcionar maior ocupação da mesma em dias úteis que não seja somente dias de jogos de futebol, e com outros atrativos que agregam valor e um maior movimento social dentro da arena.

Especificamente, este artigo abordará a descrição da necessidade da aplicação desse Plano, que visa proporcionar a reformulação do departamento de Esportes Amadores no Clube, como também pode proporcionar a criação da Escola de Esportes Amadores do Tricolor Gaúcho, além de uma Hiper Academia de ginástica que funcione todos os dias, visando melhor atender, ampliar os serviços e fidelizar ainda mais os sócios do clube, através de uma nova campanha de novos sócios.

Com a eminente entrega do estádio Olímpico para uma construtora e/ou seus prepostos habilitados, como parte do pagamento da Arena, bem como, a perspectiva de efetivação da compra da mesma pelo Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, fato que deverá demandar uma série de atos e fatos administrativos para viabilizar economicamente todos os setores da Arena. Isso posto, esse artigo também visa criar subsídios de Gestão Esportiva para proporcionar uma alternativa inovadora e criativa não só para agregar uma maior frequência dos sócios no clube, como por via de consequência otimizar resultados financeiros, aumentando o espectro de clientes e receitas, como também , o espectro de atuação do marketing esportivo do clube, com a criação de modalidades que possam usar adequadamente os espaços na Arena.

Dentro dessa premissa, esse artigo vai tratar da Gestão de Esportes Amadores dentro do clube Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, como também, vai propor uma saída inovadora e criativa para otimização dos espaços da arena.

Para ler o artigo na íntegra, basta clicar aqui.