Fracionar ou agregar?

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Existe muita crítica e, por vezes, até lendas urbanas, em torno da maior rede de televisão do país, a Globo. Algumas mais perversas, outras com algum indício para se iniciar um bom debate… O que é certo é que a capacidade que o grupo de mídia adquiriu ao longo dos anos no aspecto comercial é de se analisar, estudar e pensar em formas de adaptação para outros negócios.

Remeto desta vez a notícia que diz que a “Globo vende futebol por R$ 1,3 bi e fatura mais que Record em um ano” (http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/mercado/globo-vende-futebol-por-r-1-3-bi-e-fatura-mais-que-record-em-um-ano-4842), em reportagem que mostra que a emissora conseguiu fechar o pacote comercial do futebol para 2015 com um aumento de 21% de seu valor em relação a 2014.

Sim, em um ano em que o futebol brasileiro foi colocado em cheque, os clubes não vêm conseguindo fazer bons acordos comerciais com empresas privadas (para patrocínio direto) e a economia não está das melhores, além das audiências na televisão, a Globo conseguiu ampliar os investimentos corporativos de maneira significativa.

A explicação deste “fenômeno”, aparentemente, está no título desta coluna: vejam que, pela referida reportagem, a Globo não vende as “partes” de maneira separada, ou seja, não vende para cada empresa as competições de forma dissociada uma da outra. Vende sim a “Plataforma Futebol”.

Ao agregar tudo o que há de comunicação ligada ao futebol a um seleto grupo de empresas, naturalmente que o público irá melhor identificar as marcas e, consequentemente, estas marcas estarão mais dispostas a fazer maiores investimentos.

Esta premissa faz todo sentido. É lógico que não podemos olhar para a questão de maneira simplista. Existem tantas outras variáveis que devem ser analisadas. Mas é um ponto de inflexão importante: a tendência de fracionamento de visibilidade é a de pulverização e consequente redução dos investimentos.

Vale muito para a estruturação dos Planos Comerciais que as entidades esportivas estão planejando para serem realizados em 2015. Ainda há tempo para construir algo bem mais consistente!!!

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