Artigos

25/03/2017

Fundação F.C Barcelona, liderança e o brilhante legado de Johann Cruyff

A história de respeito e valorização dos direitos humanos da Fundação F.C. Barcelona remete a uma viagem no tempo, rumo ao ano de 1899. Naquela época, o Fútbol Club Barcelona iniciava suas atividades através do trabalho e da motivação de um grupo de jovens estrangeiros que viviam na cidade de Barcelona (Espanha), que proporcionariam o aumento da popularidade do futebol e de outros esportes britânicos no contexto da Europa. Ao longo do tempo, a prática do futebol do F.C Barcelona ia cada vez mais fortalecendo a sua identidade intercultural, com o foco multiesportivo, além do amor e da lealdade à Barcelona e à Catalunha.

Entretanto, a gênese da Fundação do F.C. Barcelona veio a coincidir com uma época onde as pessoas estavam começando a demonstrar interesse a prática desportiva na Região da Catalunha. Mediante este novo contexto social e cultural espanhol, foi possível a criação de um novo modelo de lazer moderno, sobretudo o futebol. Sob a perspectiva de Hans Gamper, o fundador do clube, sendo a sua ideologia e inspiração, as forças necessárias nos primeiros vinte e cinco anos do F.C. Barcelona, assim pautadas no compromisso de mudar a vida de muitos jovens através do esporte. Por sua vez, Hans Gamper no comando do F.C. Barcelona foi muito além do seu papel como jogador, diretor e presidente, mas desempenhou o papel de um verdadeiro líder no âmbito da responsabilidade social.

Portanto, a palavra liderança vem cada vez mais recebendo destaque no universo do futebol. Especialmente, com referência ao best sellerO Monge e o Executivo” de James C. Hunter. Este livro vem expressar diversos ensinamentos, principalmente a importância da liderança e do bom relacionamento entre o líder e sua respectiva equipe. O autor James C. Hunter é consultor-chefe de uma empresa de relações de trabalho e treinamento com mais 20 anos de experiência. Nas últimas décadas é considerado um ícone no que se refere às atividades de instrutor e palestrante, sobretudo nas áreas de liderança funcional e na organização de grupos comunitários.

Todavia, através da história de personagens fascinantes, James C. Hunter apresenta os conceitos fundamentais para melhorar a capacidade de liderança e a melhoria das relações interpessoais, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e a abrir o caminho para o sucesso duradouro. No primeiro capítulo deste livro, o personagem John Daily, um bem-sucedido homem de negócios está em um mosteiro beneditino participando de um retiro espiritual com demais participantes. Todos estão se adaptando a este novo ambiente, então considerado pacífico e livre conflitos. Na primeira reunião, Daily e o irmão Simeão, demonstram postura de homens capazes de partilhar suas experiências, seus conhecimentos e também estão prontos para ouvir a opinião dos outros participantes. Ao assimilar suas ideias e intervenções sobre a vida e o conceito de liderança, naquele momento, é falado essencialmente das qualidades de um bom líder, o respeito entre o chefe e os funcionários, além da virtude da confiança, como o destaque para a seguinte máxima: “É importante você tratar os outros seres humanos exatamente como você gostaria que o tratassem.”

Nesta jornada de crescimento espiritual e aperfeiçoamento do conceito de liderança, um dos maiores ensinamentos é justamente o ato de deixar o orgulho de lado e pedir ajuda quando necessário. A união da equipe que ajuda a resolver os problemas e a trazer sabedoria em todas as situações. A primazia de ouvir o que as pessoas dizem, como um sinal de atenção, como uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver e para opinar acercar de um determinado assunto, assim como o fortalecimento dos valores humanos como a honestidade, o bom exemplo, o altruísmo, a conquista da confiança das pessoas para tratá-las com respeito, além de encorajar as pessoas a agir com atitudes positivas e entusiásticas.

O conceito contemporâneo de liderança vem da habilidade de influenciar as pessoas para o trabalho socialmente engajado, visando atingir os objetivos e as metas voltadas para o bem comum. No Brasil e no mundo, liderar corresponde à chance de participar com suas próprias ideias para a construção de algo que possa valer a pena e propiciar uma vida melhor para milhares de pessoas.  O livro “O Monge e o Executivo” vem expressar o modelo ideal de liderança baseado na vontade e no amor, que faz com que aconteçam os serviços e os sacrifícios capazes de proporcionar o bem-estar e a justiça social.

Um dos maiores líderes de todos os tempos no contexto do futebol mundial é Johan Cruyff, também conhecido como o maior craque da história do futebol holandês e ícone do futebol espanhol. Este renomado cidadão do mundo e ex-jogador inaugurou a primeira sede do seu projeto social, a Fundação Cruyff Court, com o objetivo de mudar a vida de milhares de crianças e jovens através do esporte. No Brasil não poderia ser diferente, exatamente no Bairro de Ermelino Matarazzo, localizado em São Paulo/SP, este projeto consiste na prática do futebol em comunidades carentes. Hoje em dia, a Fundação Cruyff Court estimula a reflexão sobre os valores humanos e a cidadania, ao atuar no gerenciamento das atividades educativas e recreativas, assim baseadas na cooperação e no respeito para uma plena participação socialmente responsável.

Barcelona e BEKO KBBDaily| Crédito: Arquivo Pessoal
Barcelona e BEKO KBBDaily| Crédito: Arquivo Pessoal

No curso de sua incrível trajetória pessoal e profissional, Johan Cruyff descobriu por meio do futebol a melhor maneira de transformar a vida de crianças e adolescentes que vivem em áreas de vulnerabilidade social em vários países. Há quase vinte anos, precisamente no ano de 1997, a Fundação Cruyff Court passa a existir e a desenvolver projetos sociais, que hoje atua em mais de 180 países. No ato de beneficiar milhares de famílias carentes, a liderança existe através de duas palavras-chaves, a habilidade e a influência. Neste caso, a habilidade como uma capacidade adquirida, que pode ser aprendida e desenvolvida se usada às ações adequadas e para influenciar as pessoas é necessário que haja confiança, como a principal característica que dá suporte à liderança, essencialmente no mundo do futebol.

Posteriormente, aqui no Brasil, foi fundada uma importante Escolinha de Futebol na Zona Leste de São Paulo. No ano de 2012, a Escolinha de Ermelino Matarazzo recebeu das mãos do próprio Johan Cruyff, na Holanda, o Prêmio de Melhor Cruyff Court do ano. Levando em consideração, de que entre vários aspectos a escola foi vencedora e líder pelo fato de que a meta principal desta instituição sempre foi o ato de proporcionar o maior número de atividades para todas estas crianças de todas as idades. No período de 2014 a 2015, a Cruyff Court promoveu um intercâmbio e levou cerca de vinte crianças e adolescentes para participarem de uma Copa Mundial de várias Cruyff Courts de diversos países. Como também na essencial troca de experiências com alunos de diferentes nacionalidades, a exemplo da Espanha, Portugal, Inglaterra e Israel. Nos últimos dez anos, muitas crianças e jovens tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente o próprio Johan Cruyff. Para eles, com certeza, foi uma grande experiência, uma vez que Cruyff abraçava a vitória de cada meta alcançada pela sua Fundação. Hoje, cada vez mais, a presença inspiradora de Johan Cruyff representa um brilhante legado, ao proporcionar um futuro saudável aos seus alunos, com o foco de mantê-los longe das drogas, da violência e da criminalidade, assim presente nas mais diversas comunidades carentes do Brasil e nos maiores centros urbanos mundiais, os quais também possuem uma representação da Fundação Cruyff Court.

Para tanto, a missão desta relevante fundação consiste na liderança, que possa  inspirar credibilidade e confiança, uma vez que, qualquer que seja a posição de um líder, seja no mundo corporativo, empresarial ou das fundações e dos clubes de futebol , é preciso haver a autoridade e a habilidade de levar as pessoas a praticarem a boa vontade de algo que possa ser positivo na vida de milhares de crianças e jovens. No contexto da educação pelo esporte, o líder pode conquistar a sua  autoridade através da experiência e do poder de persuasão, como uma faculdade de buscar um excelente relacionamento com as pessoas e a plena concentração nas atividades desportivas, onde a chave é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos sólidos e duradouros.

Nos dias atuais, assim como a Fundação Cruyff Court, a Fundação F.C. Barcelona colabora no fomento de valores positivos entre as crianças e jovens, como por exemplo o BarçaKids, o FutbolNet,  iniciativas humanitárias e campanhas como o Make-A-Wish,  além da parceria com outras entidades solidárias em diversos países da Europa, Ásia, África e América Latina, os quais as pessoas estão mais preocupadas em obter o bem-estar social e condições dignas de sobrevivência, graças às iniciativas do F.C.Barcelona que são divulgadas em todo o mundo.

Finalmente, a liderança não é aplicada de forma restrita a apenas numa organização, fundação ou clube de futebol. Mas essencialmente na vida pessoal em relação a família, aos amigos e as pessoas que se convive. Um verdadeiro líder deve ser alguém com autoridade baseada no amor e na confiança. Como um exemplo inesquecível e atemporal sobre liderança, a respeito da relevância da Fundação Cruyff Court, as palavras dedicadas por Johan Cruyff  a este belíssimo trabalho humanitário é de que certa forma ele provavelmente seria imortal. Absolutamente os maiores líderes da história mundial do esporte possuem intrinsecamente esta capacidade de construir laços de solidariedade. A trajetória de vida e as obras sociais de Johan Cruyff  já passam por diversas gerações, através do seu sonho de acreditar na capacidade humana de fazer o bem e a diferença na vida dos semelhantes, através do tratamento digno, respeitoso e também na contribuição para o sucesso de milhares de crianças e jovens de diversas nacionalidades, ideais e projetos para uma vida saudável e feliz através do esporte.

 

 

 

(*)Administradora e Jornalista Profissional (Official Member of Rotary International Brazil) com experiência internacional e multicultural em vários países do Continente Europeu: Portugal, França, Suíça, Itália e Espanha.Pesquisadora de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais e Culturais vinculada à Escola Superior da Magistratura do Estado da Paraíba/Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba/ Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Administração, Comunicação Social (Jornalismo) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pelo CESED/Facisa. Autora de diversos artigos e pesquisas inéditas com destaque nacional e internacional nas áreas de Direitos Humanos, Direito Internacional Público, Infância e Juventude, Educação, Ministério Público do Trabalho (MPT) e UN Peacekeeping (Missões de Paz das Organizações das Nações Unidas/ONU).

Comentários

  1. Foto de perfil de faustino faustino disse:

    projetos como este são inspiradores, e nos mostra que ha esperança.

Deixe uma resposta

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Posts Recentes

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.