Futebol e valores religiosos: uma revisão da literatura

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O presente estudo trata de uma revisão da literatura acerca do futebol ligado aos valores religiosos. Mesmo sendo um assunto atual e relevante, o futebol ligado à religiosidade é pouco explorado no Brasil (LEME, 2005).

Nesse sentido, essa monografia tem o intuito de ajudar na ampliação dos conhecimentos sobre as relações entre o futebol e os valores religiosos. O objetivo é o de revelar aspectos referentes à dimensão religiosa que atletas de futebol evidenciam através de sua prática esportiva e de suas ações ordinárias do dia-a-dia. Esse estudo é caracterizado por ser uma revisão bibliográfica, sendo fontes de pesquisa as principais revistas científicas nacionais, artigos, livros, capítulos de livros, teses e dissertações.

O futebol é o esporte mais popular do Brasil, sendo assim, muito das características desse jogo perpassam a sociedade. Uma dessas características é a religiosidade. Porém, devido ao forte vínculo histórico-cultural entre o esporte e a religião, as manifestações da religiosidade dos atletas podem ser de fato atos demonstradores de sua fé assim como podem ser, também, atos ritualísticos.

Esse estudo sugere que devemos buscar, por intermédio de estudos empíricos, um maior aprofundamento das relações esporte e religião.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso