08/08/2007

Futebol: uma visão da iniciação esportiva

Autor: Fabrício Moreira Filgueira
Editora: Ribergráfica
Ano: 2004
Nº de páginas: 166
Código de área: TAT

Prefácio do autor

Considero o esporte fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança. O esporte é o melhor meio de interação social. Através do esporte, a criança pode construir idéias e valores indispensáveis à formação humana. A criança deve ser levada ao maior número de vivências que o futebol pode oferecer no campo social e esportivo.

Vivenciar, participar, cooperar, criar, opinar, construir, compartilhar e interagir são palavras que definem o papel do esporte para criança. Entendo que não exista outra função do esporte para criança, a não ser como meio educacional, se não for esse o seu papel na sociedade, os agentes envolvidos nessa prática, pais, professores, técnicos, dirigentes esportivos, árbitros e torcedores, devem repensar seus objetivos.

O futebol como atividade esportiva deve adotar uma filosofia de participação, priorizando a formação educacional através do desenvolvimento físico, psicomotor e social. Em momento algum citamos a competição como objetivo desse processo, e sim como parte integrante, como meio e não como fim e razão única do processo. Competir faz parte da natureza humana. A competição não é, e nunca será, o objetivo maior do esporte para a criança, e sim a educação/formação.

Devemos deixar de valorizar a finalidade da competição, como a de ser campeão e valorizar o processo como um todo. A competição deve existir entre as crianças, desde que de maneira saudável e bem orientada e organizada por pessoas capacitadas que possam identificar, respeitar e conhecer o perfil da criança, e assim desenvolver uma prática esportiva de acordo com suas necessidades e possibilidades, proporcionando mais prazer na realização de suas atividades esportivas.

O futebol para criança deve deixar de ser uma cópia do futebol para adulto em todos os aspectos. Devemos entender que crianças e adultos são seres completamente diferentes e por isso devemos buscar conhecimentos e informações a cerca da criança com intuito de desenvolver um trabalho voltado para o crescimento e desenvolvimento humano.

Os ´agentes´ envolvidos precisam entender que o objetivo do esporte, de qualquer modalidade, não é técnico e nem visa o profissionalismo da criança. O esporte é bem maior que isso! Este trabalho, baseado em conhecimento científico e experiência prática, propõe repensar o esporte, ´futebol´ para criança, no caso da iniciação, o seu valor, os seus objetivos e a sua prática.

Acredito que de alguma forma estou contribuindo e buscando um melhor futuro esportivo para as nossas crianças. Este trabalho é sem dúvida uma iniciativa que pretende fazer da iniciação no futebol algo diferente para que possamos encarar nossos alunos como crianças e não como pequenos adultos.

Apresentação: Professor José Roberto Calicchio
Parte I – Problematização
O problema e a sua importância
Justificativa

Parte II – Fases de desenvolvimento
Aspectos anatômicos do crescimento
Fases de desenvolvimento da criança
Fase de ouro da aprendizagem motora
Desenvolvimento das variáveis psicosensomotoras

Parte III – Iniciação esportiva
Idade para início no esporte
Metodologia da iniciação
Tipos de iniciação esportiva
Aspectos físicos
Aspectos técnicos
Aspectos táticos
Aspectos psicológicos
Ápice esportivo

Parte IV – Treinamento precoce
Treinamento precoce e seus efeitos
Causas e conseqüências da especialização
Realidade de crianças no futebol competitivo
Detecção de talentos esportivos
Prescrição esportiva
Iniciação x stress

Parte V – Relacionamento interpessoal
O professor: um capítulo à parte
Interação do sistema humano com a criança no futebol
Objetivos em relação à participação da criança no futebol

Parte VI – Considerações finais
O futebol como meio educacional
Vitória e derrotas: ambas ensinam
Competir é importante, fundamental e participar
Uma história real
Alternativas para os dirigentes esportivos
O melhor esporte para criança
Carta dos direitos da criança no esporte
Referências bibliográficas

Sobre o autor

O professor Fabrício Moreira é formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (PR) e pós-graduando em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (MG). Coordenador do São Paulo FC de Ribeirão Preto e do Programa Bom de Nota, Bom de Bola é, ainda, técnico de futsal da AAARL/Medicina USP – Ribeirão Preto (SP).