Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em 2016, foi publicado aqui na Universidade do Futebol um estudo sobre as 18 maiores torcidas do País, no qual os números eram comparados em três pontos: Sócio Torcedor, bilheteria e redes sociais. Os números tinham por base dados coletados até maio de 2016, um ano se passou e o que mudou?

O G18 de 2016 virou G20, com a inclusão de Coritiba e Fortaleza.

Os objetivos dessa análise são: observar quanto os clubes atingem seus torcedores e o nível de engajamento que cada torcida tem com o seu clube, e acompanhar o crescimento dos números de cada torcida.

Para identificar as 20 maiores torcidas do Brasil, foi utilizada a pesquisa publicada pelo Instituto Paraná Pesquisas em 2016, e para o comparativo de crescimento foi utilizada a pesquisa de 2014 do Lance!/Ibope.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Notify of

Mais conteúdo valioso