Artigos

11/12/2017

G20 – As maiores torcidas do Brasil

Em 2016, foi publicado aqui na Universidade do Futebol um estudo sobre as 18 maiores torcidas do País, no qual os números eram comparados em três pontos: Sócio Torcedor, bilheteria e redes sociais. Os números tinham por base dados coletados até maio de 2016, um ano se passou e o que mudou?

O G18 de 2016 virou G20, com a inclusão de Coritiba e Fortaleza.

Os objetivos dessa análise são: observar quanto os clubes atingem seus torcedores e o nível de engajamento que cada torcida tem com o seu clube, e acompanhar o crescimento dos números de cada torcida.

Para identificar as 20 maiores torcidas do Brasil, foi utilizada a pesquisa publicada pelo Instituto Paraná Pesquisas em 2016, e para o comparativo de crescimento foi utilizada a pesquisa de 2014 do Lance!/Ibope.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Comentários

Deixe uma resposta

Sobre a Universidade do Futebol

A Universidade do Futebol é uma instituição criada em 2003 que estuda, pesquisa, produz, divulga e propõe mudanças nas diferentes áreas e setores relacionados ao universo do futebol, enquanto atividade econômica e importante manifestação de nosso patrimônio cultural, nas dimensões socioeducativas e no alto rendimento, e que conquistou o reconhecimento e credibilidade da comunidade do futebol.

Cursos em Destaque

© 2016 Universidade do Futebol. Todos os direitos reservados.