08/10/2018

A importância do goleiro na organização defensiva

Hoje são chamados de goleiros “modernos” os atletas que conseguem ajudar a equipe da melhor maneira possível nas 4 fases do jogo. Antigamente, um diferencial do goleiro era uma reposição de bola rápida, saída de gol, etc. Hoje, jogar com os pés poderá interferir na escalação do guardião como titular.

Os princípios táticos específicos da fase defensiva auxiliam todos os jogadores, sejam os mais distantes ou mais diretamente envolvidos no centro do jogo, a coordenarem as suas atitudes e os seus comportamentos tático-técnicos dentro da lógica de movimentações preconizada para o método defensivo da equipe, buscando essencialmente a execução rápida e efetiva das ações de defesa que levem a consecução dos dois princípios objetivos defensivos: defesa da própria baliza e recuperação da posse de bola (Castelo, 1996; Worthington, 1974).

O cumprimento desses princípios ajudará os jogadores a orientarem os seus comportamentos e posicionamentos em relação a bola, a própria baliza, aos adversários, aos companheiros e aos acontecimentos dinâmicos da partida, de forma que a defesa consiga orientar as ações de ataque para áreas menos vitais do campo de jogo e possa também restringir o espaço e o tempo disponível para a realização das ações de ataque por parte dos jogadores adversários (Bangsbo & Peitersen, 2002; Castelo, 1994).

Rafael foi um dos destaques do Cruzeiro em 2016, segundo o Instat Rafael acerta 80% dos passes durante uma partida

Com a evolução dos técnicos de futebol, hoje dentro de uma mesma partida podem acontecer duas a três variações táticas com a bola ou sem a bola, até mesmo alguma alteração dependendo do andamento da partida, caso esteja vencendo ou perdendo o jogo. O goleiro precisa estar atento a essas mudanças para ajudar na organização principalmente do setor defensivo.

É de suma importância o entendimento tático como uma das funções do goleiro na organização defensiva, saber aonde seus companheiros devem estar posicionados e a maneira que a equipe tem que se comportar nessa fase do jogo.

Saber aonde se posicionar e como se posicionar é um fator fundamental. Dependendo do posicionamento da bola, iremos modificar também nosso posicionamento corporal. Bola distante do gol, “base alta”, bola próxima a grande área, “base média“, bola próxima ao gol, “base baixa“. Em todos os momentos é preciso estar pronto para tomar uma decisão rápida sendo ela com os pés ou as mãos.

A comunicação pontual é essencial na organização da linha defensiva, fator em que o goleiro deve estar atento, para ajudar seus companheiros de equipe a se organizarem melhor em campo.

Antecipação é a ação de antecipar, de fazer alguma coisa de antemão; adiantamento, previsão.

Referência Bibliográficas:

Bangsbo, J., & Peitersen, B. (2002). Defensive Soccer Tactics: How to stop players and teams from scoring. Champaign, IL: Human Kinectics.

Castelo, J. (1996). Futebol a organização do jogo: Como entender a organização dinâmica de uma equipe de futebol e a partir desta compreensão como melhorar o rendimento e a direcção dos jogadores e da equipa. Lisboa: FMH Edições.

Castelo, J. (1994). Futebol modelo técnico-táctico do jogo: identificação e caracterização das grandes tendências evolutivas das equipas de rendimento superior. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana, v.1. 1994. 379 p.

Worthington, E. Learning & teaching soccer skills. Califórnia: Hal Leighton Printing Company. 1974. 182 p.

Dicionário online de português.

*Bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira – Belo Horizonte. Goleiro profissional de 2005 a 2012 no Brasil e em Portugal. Sócio-proprietário na escola LF Academia de Goleiros – Belo Horizonte desde 2013. Atualmente é treinador de goleiros do Cruzeiro Academy na Tailândia.