09/06/2016

Iniciação ao futebol através das perspectivas da aprendizagem motora

O fato de o futebol ser uma das modalidades mais praticadas no Brasil e no mundo faz com que sua realidade seja, frequentemente, composta de intervenções privadas do conhecimento científico. É perspícuo a extensão dessa ausência de conhecimento quando se observa aspectos da iniciação esportiva e o treinamento com crianças e adolescentes.

Antes de se pensar em iniciação esportiva, deve se entender o processo pedagógico, cognitivo e motor relacionados à aprendizagem das diversas habilidades motoras. Segundo Magill (2013), as aprendizagens correspondem às mudanças na capacidade de um determinado indivíduo em desempenhar uma habilidade (ex: chute). A aprendizagem de novas habilidades motoras está intimamente relacionada com o desenvolvimento motor dos indivíduos, que foi definido por Gallahue (2005) como a contínua alteração no comportamento ao longo da vida, produto da interação entre as necessidades da tarefa, os aspectos biológicos do indivíduo e as condições proporcionadas pelo ambiente.

Adotando uma visão científica, o presente artigo estabelece a conexão entre a aprendizagem motora e os aspectos voltados para a iniciação esportiva no futebol, contribuindo para o desenvolvimento de um trabalho mais fundamentado e seguro com os alunos e atletas.

Para ler o artigo na íntegra, basta clicar aqui

1. Foto de perfil de Bruno Bruno disse:

Excelente conteúdo , visando todas as formas de aprendizagem . Muito importante passar por todas essas etapas para que o aluno chegue bem desenvolvido na sua fase adulta . Os exercícios de iniciação são muito importantes para se ter uma base futuramente , principalmente no futebol , onde todas funções motoras precisam estar bem apuradas . Tudo precisa estar devidamente em conjunto , a parte técnica , tática , física e motora. Além de tudo os primeiros trabalhos ensinam as crianças a trabalhar em conjunto e ter espírito de equipe , algo que será muito importante futuramente para ela . O esporte em geral e mais especificamente o futebol, forma além de atletas homens , que usam toda a disciplina ensinada como o respeito , o trabalho em conjunto e as regras , em seu dia a dia . Que possamos levar esse aprendizado a todas as crianças , para que elas possam ter cada vez mais acesso ao esporte e ao futebol , para que tenham um futuro cada vez melhor , com bastante disciplina e saúde , coisa que só o esporte e a educação podem proporcionar .

2. Foto de perfil de Severino Severino disse:

Verdade muito contribuinte esses conceitos na pratica esportivas em inclusive para a formação de bons atletas no futebol…

3. Henrique Nunes disse:

Olá, sou o Henrique Nunes, um dos autores do artigo. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma com a ciência e com meus companheiros da classe da Educação Física. Agradecido pelos comentários e espero na medida possível poder continuar ajudando-os. Trabalho e saúde para todos nós.

4. Foto de perfil de adriana adriana disse:

boa tarde ! sou estudante do curso de serviço social , adoro o futebol , o futebol é uma das ferramentas de inserção, mas usada . gostaria de fazer meu tcc nessa área , o serviço social como forma de inserção , só que não tem matéria ligado na minha área . alguém pode me ajudar. desde de já agradeço .

5. Boa noite, Adriana!
    Encaminhe um e-mail para h.nunes@aol.com! Sou um dos autores do trabalho. Será uma honra contribuir com o que eu conseguir. Obrigado pelo interesse. Estamos à disposição.

6. com todos nu intuito de um bom relacionamento e comtribuir pra o crecimento esportivo no futebol

7. Foto de perfil de Maurício Maurício disse:

Boa tarde. Vocês teriam esses artigo em PDF para me disponibilizar? Desde já agradeço!