“Made in Brazil” para o futebol

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Há alguns anos a “Florida Cup” tem tomado forma, e não vai ser nada surpreendente daqui a algumas edições consolidar-se no calendário do futebol internacional. Com clubes da América do Sul e da Europa, une a lacuna do calendário nos dois continentes e um destino turístico internacional, que é a cidade de Orlando com seus parques temáticos. Apesar de a maior parte do público constituir-se de imigrantes estrangeiros nos Estados Unidos, jogos entre clubes destes continentes chamam a atenção e o torneio é sim oportunidade de tornar global o produto de cada clube. Ou pelo menos deixar de ser tão local.
Tem quem diga que não é possível pensar na internacionalização da marca de um clube brasileiro, sem antes conquistar o mercado daqui – que tem perdido fatias consideráveis para equipes da Europa. Entretanto, é possível pensar em uma comunicação global, com produção de conteúdo em um segundo idioma e organização de eventos de relações públicas dentro destes torneios, como a “Florida Cup”, com o objetivo sobretudo de fazer o clube ser conhecido para além do seu desempenho dentro de campo. Ter mais associados e torcedores, consumidores de produtos do clube, é consequência desta sinergia: a bola dentro do gol somado a um trabalho de comunicação.
Os clubes europeus participantes da “Florida Cup” são protagonistas em seus campeonatos nacionais, mas não no continente. Viajam com menos frequência em digressões, mas parecem aproveitar as oportunidades. Dia desses assistia ao Atlético Mineiro contra os Rangers, da Escócia. Prestava atenção às placas no perímetro do campo e observei o anúncio das “escolinhas” de futebol do clube escocês para as crianças: “come on and play the Rangers way” (tradução: venha e jogue à maneira dos Rangers). Com o devido respeito ao futebol da Escócia e ao da equipe em questão, acredito que se os clubes brasileiros construíssem e comunicassem bem um produto semelhante, seriam bem-sucedidos.

Imagem: Divulgação

 
E assim, os Rangers difundem sua história, sua identidade e seus valores que acabam por cativar inúmeros jovens torcedores que passam a simpatizar com este clube, torcer por ele e, como consequência, simpatizar com a monarquia britânica (justamente pela associação da instituição com a lealdade à realeza). Grã-Bretanha, por sinal, ou melhor, Reino Unido, que tem incentivado este tipo de iniciativa pelo mundo todo. O Consulado do Recife/PE organizará em breve um torneio de futebol society que terá como tema a celebração da “Premier League”. Como meta, um grande impacto nas redes sociais com fotos e vídeos. A prazo, West Ham, Watford, Burnley, West Bromwich e Brighton terão dezenas (ou centenas) de milhares de torcedores por aqui.
Há alguns anos os departamentos de marketing dos clubes de futebol do Brasil diziam que a “Florida Cup” era uma grande oportunidade de internacionalizar a marca. Já é grande oportunidade! Colocar isso como objetivo estratégico, trabalhar por ele, somado a um trabalho em conjunto com o Itamaraty* e a APEX Brasil**, fundamental.
* Ministério das Relações Exteriores (MRE) da República Federativa do Brasil
** Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos

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