Universidade do Futebol

Artigos

02/04/2018

A maleabilidade dos sistemas do jogo

Introdução

Os fortes sistemas de marcação acarretaram uma constante redução de tempo e espaço, exigindo das equipes muita mobilidade e um jogo de toques rápidos, um “quase jogar sem pensar”, para a obtenção de rendimentos superiores.

Sistemas e propostas de jogo muito parecidas são observadas em diferentes competições, como consequência da farta disponibilidade de informações e da alta velocidade com a qual estas informações são distribuídas.

A busca por um padrão de jogo, contemplando comportamentos individuais e coletivos eficientes e regulares, que leve a equipe a criar uma personalidade forte e madura, associada a uma mentalidade vencedora, é o principal objetivo dos treinadores.

O segredo das grandes equipes do futebol mundial, clubes e seleções, reside no desenvolvimento deste jogo organizado para dar sustentação aos seus talentos individuais.

Atletas como: Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Mbappé, Philippe Coutinho, entre outros, veem suas extraordinárias performances sobressaltar de um contexto coletivo altamente ajustado.

 

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Comentários

  1. Filipe disse:

    A Maleabilidade está sujeita a variações táticas como explica o artigo, porém cabe aos treinadores exercer o poder de sedução dos seus jogadores para tirar o máximo de excelência em todas as vertentes que a Maleabilidade propõe. Um excelente artigo.

Deixe uma resposta