Universidade do Futebol

Artigos

15/07/2019

Marta Injustiçada

Este artigo visa analisar as causas que levam a atleta de futebol feminino brasileira Marta a não ter tanto reconhecimento nacional quantos outros atletas de outras modalidades esportivas.

A atleta que já atuou por diversos clubes, com maior foco em clubes estrangeiros, se tornou rapidamente um dos destaques nacionais ao lado de Formiga (volante), Maurine (lateral direita), Rosana (lateral-esquerda) e Cristiane (atacante). Esta geração esteve presente em variadas competições internacionais, tais como Pan-Americano, Olimpíadas e Copa do Mundo, representando a seleção canarinho.

Com jogadas brilhantes, assistências, gols e liderança em campo, a meia-atacante batia faltas, cobrava escanteios e fazia gols – além de jogadas plásticas. Estas atuações magníficas a levaram a conquistar o prêmio da FIFA de melhor jogadora do mundo por 6 ocasiões. Este feito a fez superar inclusive os maiores ganhadores do prêmio no âmbito masculino, mas não a fazem ter tamanho reconhecimento em sua terra natal da forma como o mundo a admira.

Marta alcançou títulos a nível continental – tais como Copa América e Pan-Americano, mas “bateu na trave” algumas vezes quando se trata de títulos internacionais pela Seleção Brasileira. Foi vice de ambas competições internacionais – Copa do Mundo e Olimpíadas – por mais de uma vez. Estes dissabores não a fazem se consolidar na história frente ao comportamento coletivo e também engessam a seleção feminina brasileira, pois o selecionado não possui ainda títulos internacionais desse porte. Recentemente ainda havia essa singularidade de não haver conquistado o ouro olímpico com a masculina, mas em 2016 foi quebrado esse tabu por parte da seleção de futebol masculina que conquistou enfim a medalha olímpica, liderada por Neymar Jr.

Este ano a jogadora terá mais uma Copa do Mundo pela frente para tentar conquistar esse título e levar suas compatriotas a esta glória internacional coletiva. Todavia isso não a faz menos importante na história do futebol pois a nível individual a atleta segue sendo – e sempre será – uma das atletas femininas de maior destaque na história por ter alcançado tamanhos feitos individuais e abrilhantado o futebol com suas jogadas e façanhas a cada partida que teve a presença dela em campo.

 

Comentários

Deixe uma resposta