Universidade do Futebol

Artigos

07/08/2007

Medicina ayurvédica pode ajudar jogadores de futebol

A medicina ayurvédica, pela amplitude dos seus benefícios, pode ser de grande valia também no mundo do futebol (principalmente no que diz respeito às massagens), até porque possui técnicas muito eficientes e de baixo custo para aplicação do tratamento, o que facilita o acesso a equipes que não possuem muitos recursos financeiros.

Essa prática de medicina alternativa se preocupa em fortalecer o organismo humano, como meio para curar a doença. É um sistema que vê o homem de forma global, envolvendo o espírito, alma e corpo. É tida como a mãe da medicina, pois seus princípios e estudos (desenvolvidos em parte com o Japão) serviram de base para o progresso da medicina de países como a China, Itália, Grécia e também dos povos árabes.

A medicina ayurvédica trata as pessoas de acordo o biotipo de cada uma, através de alimentação natural, ioga, ervas e massagem. Atua nos chakras, que são os locais do corpo humano onde a energia se concentra mais. Os médicos indianos observaram que os indivíduos com problemas nos órgãos internos apresentavam desequilíbrio nos chakras. Assim, reequilibrando os chakras ocorria uma melhora do órgão ligado a ele.

A massagem ayurvédica, que é reconhecida pela OMS – Organização Mundial de Saúde, surgiu na cultura dos vedas, uma antiga etnia indiana. Muito relaxante, atua no campo físico e energético, com a função de purificar e preservar a saúde corporal. É uma das mais completas técnicas naturais para o restabelecimento do equilíbrio físico e psíquico.

Seu objetivo é restaurar o bem-estar físico, emocional, mental e energético. Propicia um profundo relaxamento físico e mental. Para corpos e mentes cansados do estresse do dia-a-dia (situação em que os jogadores de futebol se enquadram perfeitamente) é uma boa solução. Seu efeito relaxante é imediato e prolongado e uma sessão por semana já traz benefícios acentuados.

Além desses benefícios, a massagem ayurvédica também é terapêutica, atuando nos sistemas linfático (desintoxicando o organismo), circulatório (aumentando a produção de glóbulos brancos e a nutrição e oxigenação celular) e energético (reequilibrando os chakras e desfazendo bloqueios emocionais). Desta forma, ajuda na cura de várias doenças.

Comentários

Deixe uma resposta