Melhorando o aprendizado no futebol

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Numa coluna anterior eu abordei a questão do feedback e sua importância para os treinadores dentro do futebol.

Hoje quero compartilhar com vocês uma questão relacionada a como melhorar o aprendizado ou como conseguir promover o ciclo do aprendizado no futebol. Os treinadores passam a utilizar o feedback como forma de reforçar o comportamento positivo do atleta ou para orientar na melhoria do comportamento apresentado pelo atleta em determinada situação presenciada.

Mas, isso de maneira isolada ou esporádica não garante e nem contribui para o alto rendimento. Acompanhar o desempenho do atleta, com o reforço de comportamentos positivos e orientação de comportamentos que necessitam melhorar, são ações cotidianas do líder e que constroem uma relação de confiança com os atletas.

Para se conseguir melhorar de maneira contínua e consistente, faz-se necessário que o treinador perceba o comportamento e tenha interesse genuíno pelo desempenho atleta, com isso pode-se promover nele reflexão sobre sua expectativa, ou estado futuro desejado, e sua situação real no momento.

Quando o atleta está numa situação em que sua realidade não é igual a sua expectativa, caracteriza-se um problema ou uma diferença de estado percebida para qual o atleta pode elaborar, com o apoio de um coach ou um treinador com essa competência, um plano de desenvolvimento para atingir a equivalência entre a sua expectativa e a sua realidade. Nos momentos em que isso acontece, o feedback deve ser de orientação para promover a mudança de comportamento, que gera aprendizado e evolução do atleta.

Complementando este ponto, devemos ter em mente que é importante trazer à superfície o propósito real do atleta em relação a esta expectativa, pois com propósito genuíno o atleta se prontificará a iniciar o movimento de mudança em direção aos seus objetivos.

Na mesma medida, quando a realidade do atleta corresponde de maneira equivalente a sua expectativa o treinador, atento aos comportamento positivos apresentador pelo atleta, deve promover o feedback positivo, reforçando tal comportamento e dessa maneira contribuindo com a manutenção de seu estado de evolução.

Agora, para que este ciclo de aprendizado aconteça é necessário que se estabeleça um ambiente de confiança entre o treinador e os atletas para que as orientações e os reforços positivos sejam eficazes junto aos atletas. Aos treinadores que chegam em suas novas equipes (isso mesmo novas equipes pois mesmo ainda estando no mês de abril muitos clubes do futebol brasileiro andam em suas rotinas de trocas de comando técnico) compartilho que para se construir um relacionamento de confiança um bom começo é conseguir promover ao menos três feedbacks positivos ou seja reforçar três comportamentos positivos de seus atletas, para somente depois promover um feedback de orientação. Isso contribuirá na construção do ambiente de confiança adequado que possibilitará desenvolver um eficaz ciclo de aprendizagem nos atletas.

Até a próxima!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso