Universidade do Futebol

Oliver Seitz

08/11/2005

Milionário compra objetos de Puskas

No dia primeiro de novembro, o milionário húngaro George Budna desembolsou cerca de 340 mil reais para adquirir mais de 100 objetos pessoais do maior jogador de futebol húngaro da história, ex-jogador do Real Madri e um dos maiores artilheiros de todos os tempos, Ferenc Puskas.

 

A coleção do craque estava programada para ser leiloada em Chester, Inglaterra, no dia seguinte. Com a compra, Budna pretende manter a coleção na Hungria para futuramente exibí-la em uma Galeria da Fama do Futebol que será construída em Budapeste.

 

Dentre os objetos adquiridos estão o troféu Chuteira de Ouro que Puskas recebeu da Fifa em homenagem aos seus 83 gols em 84 partidas pela seleção húngara, a medalha de vice-campeão da Copa de 54, e uma camisa da seleção brasileira autografada por Pelé em que se lê “To Puskas Happy Birthday do Amigo Edson Pele”.

 

A família de Puskas vinha há tempos tentando arrecadar dinheiro para o tratamento do ex-jogador, que sofre do Mal de Alzheimer.

 

Recentemente, o Real Madri foi bastante criticado por jogar um amistoso na Hungria na tentativa de ajudar a levantar fundos para o tratamento de seu ex-jogador. Pela presença de seus galáticos em campo, o time espanhol recebeu aproximadamente 350 mil reais dos organizadores. Os fundos levantados para Puskas somaram pouco menos de 30 mil reais.

 

O Real Madri se defende das críticas em relação à distribuição do dinheiro dizendo que desde setembro de 2000 envia mensalmente auxílio financeiro à família de Puskas, que por sua vez argumenta que o nome do ex-jogador foi usurpado para a realização da partida.

 

Pouco tempo após o anúncio dos polêmicos valores envolvidos no amistoso, a mulher de Puskas recebeu dos organizadores a promessa de que irá receber mais 225 mil reais para o tratamento de seu marido.

 

A Fifa também contribuirá financeiramente com o tratamento de Puskas. Apesar da decisão já ter sido anunciada, o valor dessa contribuição ainda está para ser definido.

 

Com a soma dos fundos arrecadados, espera-se poder pagar o tratamento completo do ex-jogador, assim como criar uma fundação em seu nome para pesquisar possíveis tratamentos para a Doença de Alzheimer.

Para interagir com o autor: oliver@universidadedofutebol.com.br

Comentários

Deixe uma resposta