Universidade do Futebol

Artigos

12/03/2014

Modelo de jogo x Sistema de jogo: entendendo a diferença

Está cada vez mais claro, que o futebol está evoluindo com o passar dos anos, se tornando cada vez mais complexo e, consequentemente exigindo mais de seus profissionais envolvidos no esporte.

Está se tornando cada vez mais comum, vermos diversas pessoas preocupadas em entender o jogo, e a maneira como as pessoas se comportam e se distribuem em campo, mas muitas vezes é possível perceber por parte de muitos uma certa confusão ou desconhecimento de conceitos diferentes mas importantes para a disputa de uma partida: Sistema de jogo e Modelo de jogo.

Sistema de jogo, é o termo usado para definir a maneira com uma equipe se distribui no campo e a forma como ela ocupa os espaços nos seus diferentes setores( 4-4-2,4-2-3-1, 3-5-2..) apenas como uma referência estrutural de posicionamento.

O Modelo de jogo ( situação a qual é fundamental para o entendimento de uma partida), é a maneira como a equipe se comporta nos 4 momentos do jogo,( organização defensiva, transição defensiva/ ofensiva e organização ofensiva), sem preocupação exata com a forma como ela se distribui (o que ajuda muito a compreender a diferença de jogo de muitas equipes). Por exemplo: equipe X tem como definido que sua organização ofensiva será feita” com posse de bola e passes curtos”. Isso é um exemplo de comportamento adotado em um dos 4 momentos do jogo por uma equipe, portanto um comportamento do modelo de jogo.

É fundamental ressaltar que o sistema de jogo, trata-se apenas de uma referencia de colocação enquanto o modelo de jogo trata de um comportamento adotado pela equipe em um momento específico do jogo, independente do seu esquema de jogo.

Entendendo assim, a diferença de ambos podemos dizer que é possível que equipes que possuam o mesmo esquema de jogo ( distribuição dos atletas no campo) adotem comportamentos ( modelo de jogo) diferentes durante a partida, assim como, é possível que equipes que possuam diferentes sistemas de jogo, adotem o mesmo modelo de jogo para atuar.

Comentários

  1. Marcos Prandi disse:

    Fiquei com uma dúvida, você considera sistema e esquema como sinônimos? fiquei com essa impressão nessa parte do texto: “Entendendo assim, a diferença de ambos podemos dizer que é possível que equipes que possuam o mesmo esquema de jogo ( distribuição dos atletas no campo) adotem comportamentos ( modelo de jogo) diferentes durante a partida” .

Deixe uma resposta