Nova temporada, mas o que importa para o atleta?

Uma nova temporada se aproxima e muitos clubes já se movimentam para um planejamento adequado de seus elencos, considerando seus objetivos e traçando as metas para o próximo ano. Mas quanto aos atletas? O que uma nova temporada pode significar?

Muitos atletas, simplesmente passam de um ano para o outro, sem dar muita importância para o planejamento da sua temporada, ou seja, do seu novo ano que se aproxima.

Se quando pensamos na carreira esportiva, nós acabamos percebendo a importância de planeja-las estrategicamente, compreendendo a importância que as escolhas terão no futuro profissional e consequentemente pessoal do atleta. Com isso podemos colaborar para um aumento de consciência de que ou se escolhe os caminhos de vida ou se deixa que a vida decida por você e lhe ofereça resultados que nem sempre são aqueles que se espera.

Slider-Site(1)

Entrando um pouco na questão do planejamento da carreira esportiva, vale lembrar que de acordo com Samulski (2009) o planejamento de carreira esportiva de um atleta deve levar em consideração características pessoais (aspectos cognitivo, emocional e comportamental), nível de escolaridade, aspectos socioeconômicos e tipo de apoio social (ciclo de amizades) e familiar de que ele dispõe. Além disso, é importante considerar também as características culturais do ambiente esportivo (por exemplo, hábitos, valores éticos e aspectos religiosos) e a estrutura organizacional da modalidade esportiva praticada (tempo médio de duração da carreira, nível de profissionalização e programas de apoio ao atleta).

Pois bem, quando contextualizamos esse entendimento para o final de cada temporada, passamos a ter a noção da importância do atleta também se planejar para um novo ano de trabalho. Seja, refletindo sobre os seus resultados atuais, sobre quais aprendizados ele pode tirar de tudo que aconteceu, bem como sobre quais novas metas poderão ser traçadas, frente aos objetivos de longo prazo que ele tem.

Acredito então, que este momento é de grande importância para todos os atletas, pois será fundamental para no próximo ano ele planejar adequadamente sua temporada, conseguindo com isso, perseguir seus objetivos e metas que o levarão para um novo patamar de desempenho esportivo. Afinal de contas, nem só de jogos de confraternização devem viver os atletas profissionais no final de cada temporada, não acham?

Até a próxima!