O atleta e a conquista da excelência pessoal – 5ª Parte, a confiança

Nesta coluna irei comentar sobre um dos elementos que penso ser extremamente importante na conquista da excelência: a confiança. Este é o quinto elemento da excelência e lembro que já falamos sobre a concentração, o comprometimento, o preparo mental e as visões e imagens positivas.

A confiança é um ingrediente especial para guiar a busca pela excelência. Ela cresce ou diminui dependendo da qualidade de seu preparo, da sua concentração e do quanto você acredita na sua capacidade. Na prática, sua confiança crescerá quando seu foco estiver centrado em confiar ou acreditar:

•Em seu próprio potencial;
•Em sua capacidade de superar obstáculos e alcançar seus objetivos;
•Em seu treinamento ou preparo mental;
•Em sua concentração;
•Em suas escolhas;
•No significado de sua missão;
•Naqueles com quem você trabalha.

Em geral, não começamos a busca pela excelência com total confiança em nós mesmos e em nossa capacidade de realizar o desejado. Esta é desenvolvida ao longo do tempo e obtendo prazer nas coisas que fazemos bem, reconhecendo nossas evoluções, aprendendo com nosso sucesso e com as nossas falhas, absorvendo a sabedoria de outros e descobrindo que a concentração nos liberta para realizar nosso melhor.

Quando você adquire a certeza em sua capacidade de realização e a concentração absoluta em seu desempenho, as portas do alto rendimento se abrem para você. É preciso ter muito cuidado com as distrações ou com os pensamentos negativos, pois eles fazem oscilar o seu desempenho e isso acontece não por uma falta de capacidade, mas sim pelo simples motivo das dúvidas interferirem diretamente na sua melhor concentração.

O único meio de elevar sua confiança é fortalecer sua concentração nas coisas certas a fazer. A confiança na concentração abre as portas para os níveis mais elevados de excelência e por sua vez os níveis mais altos de concentração abrem as portas para se ter uma maior confiança. Vejam algumas estratégias que podem ajudá-lo a fortalecer sua confiança:

•Lembre-se de que alguém acredita em você;
•Pense em aspectos positivos de sua capacidade;
•Pense em por que você pode alcançar seus objetivos;
•Escreva uma lista de razoes pelas quais você pode alcançar seus objetivos ou razoes para crer que você pode alcançá-los;
•Aja como que pode realizá-lo;
•Descubra as partes positivas de todas as suas experiências e desempenhos.

Ao ter a confiança e a concentração trabalhando juntas em seu benefício, a probabilidade de que você tenha um desempenho próximo ao seu potencial mais elevado aumenta consideravelmente. Esse dom surge quando você respeita a si mesmo, o seu melhor foco e liberta seu corpo e mente para suas realizações sem interferência. Fica o convite: conceda esse dom a você mesmo! Vale o sacrifício!

Vamos às reflexões sobre a confiança? Confira:

•Você acredita que pode conquistas seus sonhos e suas metas?
•Você busca razões para crer e se concentrar em por que você pode alcançar suas metas?
•Você conversa consigo mesmo de modo a se sentir com espírito positivo e confiante?
•Você confia em si mesmo, em seu preparo e em sua concentração?

Fechamos aqui o quinto elemento da jornada em direção a excelência: a confiança.

Até a próxima semana com o sexto elemento desta jornada!

Para interagir com o autor: gustavo.davila@universidadedofutebol.com.br

O atleta e a conquista da excelência pessoal – a concentração
O atleta e a conquista da excelência pessoal – 2ª parte, o comprometimento
O atleta e a conquista da excelência pessoal – 3ª parte, o preparo mental