Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Após o título do Atlético-MG na Libertadores, a torcida do Cruzeiro rebateu as piadas e “memes” dos atleticanos dizendo que o rival não tem bicampeonato.
O time mineiro não conquistou novamente a principal competição nacional, após o título do campeonato brasileiro de 1971.
Igualmente, a Libertadores de 2013 e a Copa do Brasil de 2014, foram os primeiros títulos do alvinegro mineiro nessas competições.
Naturalmente, a premissa inicial é de que não se consideram os títulos mineiros para essa contagem, em virtude da larguíssima vantagem de Atlético e Cruzeiro em relação aos demais clubes mineiros.
Em 1937, o Atlético conquistou um título importantíssimo que é extremamente menosprezado pela imprensa, pela CBF e pelo próprio clube mineiro, a Copa dos Campeões.
Organizado pela Federação Brasileira de Futebol, a Copa dos Campeões de 1937, foi a primeira competição nacional profissional do Brasil e reuniu campeões estaduais e era a maior competição nacional da época. Tanto que o Jornal Estado de Minas proclamou o Atlético campeão brasileiro.
Vale dizer que a primeira competição nacional reconhecida pela CBF é a Taça Brasil de 1969 que, desde 2010 junto com o ‘Robertão”, alçou seus vencedores à categoria de campeões brasileiros.
Apesar de ter sido a única competição nacional de época e de sua importância, o título de 1937 não foi sequer levado à CBF para reconhecimento. Entretanto não seria exagero considerar o Atlético campeão brasileiro deste mesmo ano.
Em 1992, a Confederação SulAmericana de Futebol, inspirada na Copa da UEFA, criou a Copa Conmebol que reunia os melhores clubes, não classificados para a Libertadores, dos campeonatos de seus países.
No caso do Brasil, do 2º ao 4º lugar no Campeonato Brasileiro e, o vice campeão da Copa do Brasil. As colocações do Brasileirão, que classificavam à Copa Conmebol, são as mesmas que atualmente classificam para a Libertadores.
Assim, especialmente, entre os anos de 1992 e 1997 quando foi criada a Copa Mercosul, a competição possuía nível técnico altíssimo com finais envolvendo clubes tradicionais da América do Sul como Olímpia, Peñarol, Lanús e Rosário Central, além dos brasileiros São Paulo, Santos, Botafogo e o próprio Atlético, que conquistou os títulos durante esses anos.
Além do bicampeonato extraoficial em competições nacionais e do bicampeonato oficial da Copa Conmebol, é importantíssimo destacar o tricampeonato brasileiro do futsal do Atlético (1985/1997 e 1999) que, especialmente nos títulos dos anos 90, encantou o Brasil com uma equipe repleta de craques como Manoel Tobias e Falcão (dois dos maiores de todos os tempos na modalidade).
Portanto, dizer que o Atlético não tem bi é MITO.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
36 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ISAIAS
ISAIAS
4 anos atrás

Parabéns pela coluna, muito esclarecedora e que agrega valor histórico, para aqueles, que queiram saber mias sobre o futebol brasileiro, e a história de seus clubes;

Daniel paim
Daniel paim
3 anos atrás

Há uma distorção significativa do campeonato de 1937, trata-se de torneio regional. Excluindo os times das regiões Sul ( detentora de 5 títulos naciomais), e da nordeste (detentora de 3 títulos). A taça Brasil começou em 1959, com Bahia campeão, o primeiro campeão brasileiro e bi campeão do torneio. O torneio dos campeões teve 2 edições e não 1, outro campeão foi o extinto paulistano. O campeonato de 1937, não é brasileiro pelosimples fato já mencionado de ser um torneio regional excludente, o galo foi campeão da região sudeste; e sendo sarcástico, só o fato de um time do Espírito… Read more »

PH
PH
3 anos atrás
Reply to  Daniel paim

Só não foi reconhecido porque o Atlético não quis. Nem todos estados tinha Clubes com estrutura para viajar; alguns recusaram; o Campeonato Brasileiro deixa de ser se algum time não quiser jogar ? Se não tiver todos os estados ? Não; da uma pesquisada antes de comentar isso aqui. O Galo e o Campeão de 1937 . Na Série A jogam Clubes de todos Estados ?

Mike
Mike
2 anos atrás
Reply to  Daniel paim

Discordo do que você respondeu olha aqui como era o Campeão dos Campeões de 1937 Em 1937 a FBF, rival da CBD, organizou um torneio semelhante,entre os campeões das federações profissionais filiadas. Lembrando que antes os estados de São Paulo e do Espírito Santo faziam parte das Regiões Sul e Leste, respectivamente, e que o atual estado do Rio de Janeiro era dividido em Distrito Federal (posteriormente, Estado da Guanabara, abrangendo só a cidade do Rio) e Rio de Janeiro (abrangendo o atual interior do estado, tendo Niterói como capital) Porém, este torneio também não teve continuação nos anos. Participantes… Read more »

Rogério Maciel
Rogério Maciel
2 anos atrás
Reply to  Daniel paim

Caro Daniel, respeito sua posição, mas passe a ver tb a regra da taça brasil nas primeiras edições, analise para vc ver e vai concluir que não pode ser considerado brasileiro tb, até pela forma de disputa. Algumas equipes desistiam de participar, ou outras eram convidadas, times abandonavam a competição no decorrer da mesma, dentre outras. Quando vc fala regional, não concordo, pois eram os times que estavam aptos a disputar na época e foi organizado pela federal existente, que depois fundiu e acabou virando a CBF. Respeito sua opinião, mas se 1937 não pode ser considerado, anterior a 1971… Read more »

Luis Ferreira
3 anos atrás

Chamar a Copa Commembol de altissimo nível você tá de sacanagem né? O CSA de Alagoas chegou na final… o Botafogo conseguiu seu único titulo internacional nessa competição, o São Paulo ganhou com o time reserva (na época, ganhou tudo que disputou com o titular e pôs o “expressinho” na commebol) e ainda por cima, o Atlético Mineiro chegou a jogar contra um sindicato de pescadores do Peru…o Sipesa…. é duro viu…rs…

Rick Silva
3 anos atrás
Reply to  Luis Ferreira

Não vejo diferença nenhuma de hj em dia a sul americana, copa do Brasil e até a llibertadores tem equipes péssimas e equipes gigantes, até o São Caetano já foi finalista da libertadores, dizer que o atlético não tem bi é um mito inventado por clubistas!

Patrick
Patrick
3 anos atrás
Reply to  Rick Silva

Tem quatas copas do brasil?, brasileirao?, libertadores??, nao sou cruzeirense

Miguel
Miguel
2 anos atrás
Reply to  Patrick

Tem Libertadores? Sim e nova 2013, não coisa de 20 ou 40 anos atras, Tem Copa do Brasil? Tem 2014 em cima do freguesão cabuloso, a i eles perguntam Tem Brasileiro? Sim temos 1971 em cima do Botafogo do Rio, agora eu te pergunto qual titulo fora do Brasil que o cruGAYzão CÚgoloso ganhou em 22 anos??? Libertadores 2009 eu ri muitoooooooooooooo.

Sérgio
Sérgio
7 meses atrás
Reply to  Miguel

O franga fracassada tá nervosa, vai conseguir um bi primeiro. Bicha louca.

Mike
Mike
2 anos atrás
Reply to  Luis Ferreira

E o que dizer da Libertadores de 1997 que além de não ter clube Argentino disputando o cruzeiro venceu o “forte” Sport Cristal do Peru kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk time de 2° divisão do Peru isso mesmo parceiro Perú, já as finais da Copa Conmebol que o Atlético-MG venceu foram com times tradicionais conhecidos o Olímpia (Paraguai) que já era Bi-campeão da Libertadores em 1979 e 1990 e também da SuperCopa da Libertadores de 1990, ReCopa de 1991 e o Lanus (Argentina) que todo mundo conhece hoje, já o Sport Cristal ninguém sabe o que é.

Flavio Marques
Flavio Marques
3 anos atrás

Os pateticanos tem Bicampeonato, ganharam o Brasileiro de 1971 e 2006!

Mike
Mike
2 anos atrás
Reply to  Flavio Marques

Ai Raposete seu clube além de usar saia branca kkkkk tomou de 9×2 e já caiu no Estadual kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pimenta
Pimenta
2 anos atrás
Reply to  Mike

Eu vi o 6×1, e vc viu o 9×2?

Miguel
Miguel
2 anos atrás
Reply to  Pimenta

9×2 não mas meu pai e meu irmão viram o Galo ganhar de 6×1,5×0,6×2,5×2,5×1 das marias freguesas kkkkkkkkkkkkkkk

Francys
Francys
3 anos atrás

Essa história de que o Galo não tem bi é coisa de Maria noveleira. Que de tanto assistir Chiquititas e carrocel tem que inventar algo pra ter o que discutir. 5 anos por baixo do Galo doido.
Eu sei que você treme!!!!!!!

Thiago
Thiago
2 anos atrás
Reply to  Francys

Ter o quer discutir? Vcs são torcedores de um time pequeno de Vespasiano, só passaram vergonha em tudo o que disputaram! Vergonha para o raja, vergonha contra o Jorge e vergonha para o tubarão! Vcs tem sorte de dono de empresa mineira ser atleticano e o dono de um banco ser atleticano, pq se não fosse isso jogo contra Cruzeiro e ALT nem seria considerado clássico pela tamanha diferença entre títulos! Patéticano é bom em palavras e horrível no futebol! Se coloquem no seu lugar e vai fazer clássico contra o América, o único time mineiro que o Brasil é… Read more »

Mário Oliveira
3 anos atrás

“A Copa Conmebol que reunia os melhores clubes, não classificados para a Libertadores…” ou seja, os melhores entre os piores… kkkkkkkkk

Miguel
Miguel
2 anos atrás

Hoje em dia Libertadores então está cheia dos piores começando pelo cruzeirinho que caiu de Boca pro Boca Jr. kkkkkkkkk se o 2° e 3° colocado do Campeonato Brasileiro daquela época era ruim imagine os que vão pela vaga da fraquíssima Copa do Brasil 2017 e 2018 aonde vem clubes lá do nordeste sem condições alguma de disputar a serie C do Brasileirão.

Angelo
Angelo
2 anos atrás

HOJE EM DIA OS CAMPEONATOS ESTÃO TODOS FRACOS. LIBERTADORES, BRASILEIRO E COPA DO BRASIL TEM NÍVEIS PÉSSIMOS OS MELHORES JOGADORES SÃO VENDIDOS PARA EUROPA E CHINA, E DE QUE ADIANTA ALGUNS CLUBINHOS GANHAREM A FRACA COPA DO BRASIL SE NO ANO SEGUINTE VÃO PRA LIBERTADORES SAÍREM PRA TIMES ARGENTINOS QUE NEM ESTÃO LÁ ESSAS COISAS “cruzeirinho” QUE O DIGA HA! HA! HA! BATEM NO PEITO E ME FALEM QUAIS FORAM OS ÚLTIMOS CAMPEÕES BRASILEIROS DA LIBERTADORES DE 2010 PRA CÁ? AQUELES QUE GANHARAM O CAMPEONATO BRASILEIRO E DEPOIS FORAM PRA LIBERTADORES DO ANO SEGUINTE???? TODOS ELES SE FODEM UMA COISA… Read more »

Angelo
Angelo
2 anos atrás
Reply to  Angelo

CORINTHIANS AINDA TEM UM DESCONTO PORQUE VENCEU EM 2012, JÁ O RESTO FLAMENGO, CRUZEIRO, PALMEIRAS E O SÃO PAULO JÁ TEM ANOS QUE NÃO GANHAM NADA FORA DO BRASIL E BATEM NO PEITO E SE DIZEM GRANDES OU ATÉ MESMO GIGANTES KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Alexandre
Alexandre
2 anos atrás
Reply to  Angelo

Atlético-MG Libertadores 2013 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Cruzeirinho Libertadores jurássicas 1976 e 1997
NA ÉPOCA QUE VENCEU ESSAS LIBERTADORES O CAMPEONATO ESTADUAL ERA MAIS DISPUTADO E A PREMIAÇÃO ERA BEM MAIOR ESSA LIBERTADORES ANTIGAS DOS ANOS 70 / 80 TINHAM UM NÍVEL TÉCNICO BAIXÍSSIMO KKKKKK

Alexandre
Alexandre
2 anos atrás
Reply to  Alexandre

*OBS: A LIBERTADORES DE 1997 VENCIDA PELO CRUZEIRO FOI ATÉ HOJE A MAIS FRACA DA HISTÓRIA COM UMA FINAL ENTRE CRUZEIRO X SPORT CRISTAL DO PERU KKKKKKKKKKKK

Bruno Buzollo
3 anos atrás

“Além do bicampeonato extraoficial em competições nacionais e do bicampeonato oficial da Copa Conmebol, é importantíssimo destacar o tricampeonato brasileiro do futsal do Atlético…” hahahahahahhahahahahah que chacota!
hahahahahaahhaha…rindo até o patetico ser bicampeao…hahahahahah….

Marcelo
2 anos atrás

É uma pateticanada, atleticanos deviam ficar no pasto , em vez de galinheiro, pois lá é onde burro e mula pasta!!!

Helvecio
Helvecio
2 anos atrás

E fácil desdenhar dos outros mas enquanto a CBF não reconheceu os títulos seus da década de 60 aonde só tinham 2 times no Brasil santos e Botafogo vcs consideram a Comenbol de antes havia times até com mais expressão que a libertadores de hoje inchada com times inexpressivos só pra cumprir cota para de show Mariada

Wellerson
Wellerson
2 anos atrás

Gaylo time lixo kkkk nunca serão grande como o Cruzeiro, time sem expressão internacional nenhuma, time vergonhoso. E os 6×1 vcs não se esqueçam não ok. boa

Mike
Mike
2 anos atrás
Reply to  Wellerson

Cruzeirinho CÚgoloso não ganha nada fora do BRASIL a mais de 20 anos kkkkkkkkkkkkkkkkk O Galo levantou a Libertadores 2013 e a ReCopa 2014 e ainda detonou vocês na final da Copa do Brasil 2014 chupa cruzeirinho CÚgoloso kkkkkkkkkkkkkkk

Mike
Mike
2 anos atrás
Reply to  Wellerson

PARA OS CRUZEIRENSES QUE SÃO ANALFABETOS A LIBERTADORES DE 1997 FOI A MAIS FRACA DE TODAS AS EDIÇÕES A FINAL FOI NADA MENOS QUE O GRANDE “sport cristal” do Perú KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TIME SEM EXPRESSÃO NENHUMA NO FUTEBOL SUL-AMERICANO KKKKKKKKKKKKKKKK, LAVEM SUAS BOCAS PARA FALAREM DO DOS TITULOS DA CONMEBOL DO GALO 1992 E 1997 O GALO GANHOU DE OLÍMPIA E LANUS.

HUDSON GIANCARLO COUTO DA SILVA
HUDSON GIANCARLO COUTO DA SILVA
2 anos atrás

Nao colou, Gustavo lopes kkkk seu time não tem bi.
Contando futsal pra mim é desespero kkkkkkk entao o cruzeiro vai contar a equipe de atletismo e volei tbm kkkk

Miguel
Miguel
2 anos atrás

Contar mundial de voley das vaidosas da toquinha vale? kkkkkkkkk vai usar saia e comemorar seus titulos de voley cruGAYzão
CÚguloso kkkkkkkkkkkkkk ganha nada fora do Brasil a mais de 21 anos kkkkkkkkkkkkkkkkk maior fregues do GALO já tomou foi 9×2 no lombo e sem falar 6×2, 6×1, 6×0, 5×1, 5×0 etc…

Guga
Guga
2 anos atrás

Moral da história: continua pequeno e sem bi!

Miguel
Miguel
2 anos atrás
Reply to  Guga

Moral da história é o maior campeão Estadual e continua com mais de 30 vitorias a mais que o fregesão CÚguloso kkkkkkkkkkkkkkk

Evandro
Evandro
2 anos atrás

Cadê o bi caralho ?

Roberty
Roberty
2 anos atrás

Tri campeão de futsal KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Q Desespero é esse frangaiada?

Miguel
Miguel
2 anos atrás
Reply to  Roberty

E time de voley do cruGAYzão vale? kkkkkkkkkk coisa de Maria mesmo comemorar titulo de voley alias na minha rua tem um monte de Dregs torcedoras do CÚguloso que saem as ruas usando saia branca e gritando que estão cheias de viadagem opa! vaidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mais conteúdo valioso