O bem-estar do atleta

Começa mais um campeonato brasileiro se inicia e alguns clubes começam a sentir os efeitos da troca recente da sua comissão técnica e isso não será um luxo destes, pois ao longo do campeonato será inevitável que outros clubes troquem de comando à beira do campo.

Ao contrário do que eventualmente pensamos, os atletas sentem e sentem muito toda essa mudança constante e aumento de pressão por resultados a cada novo ciclo que se inicia pela mudança instalada. E se assim funciona, fica uma dúvida: como podemos contribuir para a manutenção do bem-estar do atleta nos diversos momentos de turbulência de uma temporada?

Compartilho com você leitor a teoria do bem-estar de autoria do Psicólogo Martin Seligman, na qual ele nos ensina que esta teoria é essencialmente uma teoria da livre escolha, sendo composta por cinco elementos que abrangem as coisas que as pessoas livres podem escolher.

Estes cinco elementos são:

• Emoção positiva – esta emoção é a base da teoria do bem-estar, trata-se da sensação de felicidade e satisfação com a própria vida, podemos traduzi-la como o prazer, o conforto, a alegria que sentimos e identificamos como felicidade;

• Engajamento – é quando nos envolvemos tão plenamente numa atividade e ponto de perdermos a noção do tempo;

• Sentido – Refere-se à quando nos dedicamos a causas maiores do que nós mesmos;

• Relacionamentos positivos – Nos cercarmos de pessoas é um ótimo antídoto para lidar com os problemas da vida, muito poucas coisas positivas são solitárias. A prática da bondade produz um aumento momentâneo em nosso bem-estar maior do que qualquer outro exercício que já foi testado.

• Realização – Por mais que o caminho até o sucesso e a vitória seja árduo, todos continuam buscando avançar até seus objetivos por causa da sensação de compensação em conquista-los. A realização envolve engajamento, traz emoções positivas e pode contribuir com um sentido à vida.

Nenhum destes elementos de maneira isolada promovem o bem-estar, porém todos contribuem de maneira conjunta para ele. Para a vida de um atleta o bem-estar é de tanto valor, quanto para a vida de qualquer outra pessoa.

No livro Florescer, Martin Seligman apresenta dois exercícios muito valiosos para promover a melhora no bem-estar das pessoas que acredito sem valiosos também para os atletas.

Um dele é o simples exercício da gentileza, no qual sugere que uma pessoa sendo atleta ou não, encontre uma coisa totalmente inesperada a fazer e que traga um impacto positivo para outras pessoas. Faça esta ação no dia seguinte e observe o que acontece instantaneamente com seu humor.

Outro exercício, muito valioso também é a visita da gratidão! Este é muito importante, pois a gratidão tem o poder de tornar nossas vidas mais felizes e satisfatórias. Quando sentimos gratidão, nos beneficiamos da lembrança agradável de um acontecimento positivo em nossa vida. Aqui o mais legal deste exercício, quando expressamos nossa gratidão aos outros, fortalecemos nosso relacionamento com as outras pessoas e a sensação de expressar gratidão de forma atenciosa e intencional tem um enorme poder de contribuir para o nosso bem-estar.

Cada atleta geralmente possui alguma ou algumas pessoas que foram de grande importância em suas vidas para que se tornasse atletas profissionais e a prática deste exercício pode contribuir diretamente com a vida do atleta em momentos de turbulência ou dificuldade.

Deve-se fazer o seguinte:

• Feche os olhos e traga à sua mente o rosto de alguém ainda com vida que anos atrás tenha feito ou dito algo que mudou sua vida para melhor; alguém que você não tenha agradecido da maneira que gostaria e que você pudesse encontra-la frente a frente nas próximas semanas;

• Escreva uma carta de gratidão à esta pessoa e entregue-a pessoalmente. A carta precisa ser concreta, com declaração específica sobre o que ela fez por você e como isso afetou sua vida. Deve relatar ainda o que você faz agora na vida e mencionar que se lembra com frequência do que ela fez por você.

• Ligue para a pessoa e marque uma visita, agora o exercício fica ainda mais poderoso caso faça uma visita de surpresa. Caso a pessoa more distante, ligue sem motivo aparente e diga a essa pessoa que deseja ler uma carta que escreveu para ela.

• Quando chegar o momento leia a carta para a pessoa, perceba suas reações e se ela o interromper diga-lhe que deseja ler a carta até o final.

• Ao terminar conversem sobre o conteúdo da carta e dos sentimentos que sentem um pelo outro. Você verá que é uma experiência sensacional!

Toda vez que relembro deste exercício, penso no benefício que ele traz e como os atletas poderiam se beneficiar desta experiência para poderem enfrentar seus momentos difíceis.

E você amigo leitor, que tal escrever uma carta hoje?