O cérebro e o planejamento de carreira no futebol

Hoje, eu resolvi comentar sobre uma questão que eventualmente pode ser um complicador na vida dos atletas de futebol: o planejamento da carreira e o cérebro do atleta.

Muitos acabam por ter uma grande dificuldade em vislumbrar a carreira que podem ter pela frente, pois é quase natural que todos apenas consigam ver o que acontece em um curto prazo. Não é comum existir uma abordagem das pessoas envolvidas no futebol, no que tange a amplitude da carreira esportiva.

Isso pode acontecer, não por falta de percepção de todos ao redor do atleta, mas eventualmente pela falta de utilizar algumas ferramentas que possam contribuir para que o atleta possa realmente pensar, refletir e sentir o desdobramento da sua carreira.

Eu acredito que isso é possível de se fazer e de uma maneira totalmente fácil e intuitiva. Sabe como? Utilizando o velho e bom mapa mental!

Mas aqui, você se questiona, como o mapa mental, o planejamento de carreira e o cérebro estão interligados? E como isso pode tornar intuitiva a reflexão de carreira do jogador de futebol?

Para podermos compreender esse cenário, vale a pena lembrar alguns fatores que nos fazem entender o poder de se elaborar um mapa mental. Por exemplo, é importante sabermos que os mapas mentais ajudam a planejar e gerenciar nossos desafios cotidianos com extrema eficiência e seu uso é percebido como um fator de aumento da confiança na busca pela concretização das metas, para quem o utiliza. O uso de mapas mentais é muito útil, inclusive em situações em que os objetivos não parecem totalmente claros ou fáceis de serem compreendidos.

Agora, por qual motivo isso pode ser tão valioso para todos nós, atletas ou não? A resposta está na forma como nosso cérebro é constituído. Ele, por ser multidimensional, é capaz de absorver, interpretar e recuperar informações por meio de recursos, que são em sua grande maioria, sensitivos, criativos e instantâneos, mais do que por meio de palavras. Complementando, o cérebro é capaz de criar uma infinidade de ideias, imagens e conceitos e, um mapa mental é projetado justamente para trabalhar do mesmo modo que este órgão.

baner_udof_home_AF

Bom, até aqui tudo bem! Mas, e aí? Onde está a relação com o planejamento de carreira?

Então amigo leitor, em uma eventual situação em que seja difícil elevar a consciência do atleta de futebol, para o longo prazo, a respeito de suas responsabilidades da profissão e suas escolhas, que podem levá-lo a um resultado de carreira melhor ou pior, o mapa mental pode ser uma ótima alternativa para fazê-lo raciocinar sobre quais escolhas são realmente alavancas para uma carreira promissora.

Uma dica, comece o mapa com a ideia central de uma carreira bem-sucedida no ponto de vista do atleta e deste ponto, ramifique temas que sejam de valor no ponto de vista dele e no seu, caso você seja um responsável pela carreira desse atleta. Daí em diante, o trabalho é desenvolver esse mapa e a cada ramificação criada, conforme os anseios, procure explorar com o atleta o quanto cada um dos itens vão ajuda-lo, ou não, a chegar onde deseja. Vale lembrar o lema: cada escolha, uma renúncia!

Ah, para concluir, caso tenha o interesse, existe um bom livro a respeito que posso te indicar: Mapas Mentais, de Tony Buzan. Vale conferir.

Até a próxima.