25/07/2018

O efeito do volume de máximo oxigênio em jogos reduzidos no futebol de alto rendimento

O jogo reduzido tem como fundamento a melhora da condição física dos jogadores de futebol em relação à sua capacidade física. Além disso, tem uma ligação com aspectos táticos e técnicos no decorrer das partidas e busca uma indicativa para análise no aumento de volume máximo de oxigênio.

Objetivo: identificar em jogos reduzidos o aumento de volume máximo em capacidades e desempenhos durante o jogo.

Materiais e métodos: para a realização deste estudo, optou-se pelo método da revisão sistemática que consiste em uma análise de pesquisas relevantes que auxiliam na tomada de decisões, possibilitando a síntese de múltiplos estudos, além de apontar lacunas do conhecimento, sugerindo novos estudos.

Discussão: Os resultados adquiridos em pesquisas anteriores mostram que o jogo reduzido é uma importante ferramenta para estimular o aumento de VO2 máximo em determinados aspectos, desde que aumente sua sobrecarga e estímulos no decorrer do jogo.

Conclusão: Concluiu-se, com base nas pesquisas encontradas, que o treinamento com jogos reduzidos aumenta o volume máximo de oxigênio, com o aumento de distância percorrida. Além disso, há melhora tática física e técnica. Os jogos reduzidos propiciam uma ideia de jogo mais compacta e maiores variações para definir uma partida.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.