Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando o ex-jogador Marco Van Basten foi contratado para comandar a seleção da Holanda, exigiu que no contrato fosse incluída uma cláusula para que o time tivesse uma postura tática ofensiva.

Alguns clubes europeus possuem um documento oficial para determinar qual será o sistema tático que será adotado por suas equipes, em todas as esferas, ou seja, não apenas o time principal terá de jogar dentro de uma tática pré-definida, mas todas as categorias de futebol da agremiação.

O treinador e gerente de futebol, Ricardo Drubscky, em seu livro ´O Universo Tático do Futebol´, diz que esse documento ´parece ter surgido para cada clube da cultura do futebol de seus países, dos traços da escola européia, das suas convicções táticas, da influência de campanhas e técnicos vitoriosos, dentre outros fatores´.

Drubscky acrescenta que ´as atribuições dos técnicos se concentram, a partir de então, em escalar e treinar a equipe, além de comandar o grupo de jogadores, tudo de acordo com o desenho tático proposto para o futebol do clube e devidamente orientado pelo manager´.

Isto pode parecer uma medida que não faz o menor sentido. Mas há lógica. Ainda de acordo com Drubscky, ´a primeira vista, parece uma medida limitadora para a evolução das equipes em campo, mas quem entende um pouco de tática no futebol sabe que existem intermináveis pontos a desenvolver na engrenagem de uma equipe mesmo depois de se estabelecer o seu desenho para os jogos´.

Uma coisa é certa: na atual realidade do futebol brasileiro acho que é praticamente impensável alguma equipe ter uma atitude destas, mas confesso que gostaria de ver o que aconteceria se isto fosse encampado por algum grande time do país.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso