O fim de um canal é o fim de uma era?

Conforme anunciado, o Esporte Interativo anunciou sua saída da grade de canais na semana passada. Parte da sua programação passará para o “TNT” e “Space”, que não são conhecidos pelo esporte. Ademais, segundo nota, as redes sociais também passarão a abrigar muito do seu conteúdo.

Para muitos, é o fim. A emissora tem um valor inestimável, sobretudo em sua programação especializada para o Nordeste do Brasil, haja vista o vasto mercado consumidor da região e que cresceu simultaneamente com um campeonato regional muito bem sucedido, que é a Copa do Nordeste. Recentemente, com a aquisição do principal torneio de clubes do planeta, o canal ganhou mais projeção e evidência. Com isso, a programação ficou mais recheada e, a audiência, aumentou consideravelmente. Por conta disso muitos acham um passo atrás a sua saída da grade.

Uma transmissão do futebol pelo facebook. (Foto: infomoney.com.br)

Por outro lado, há outros que enxergam esta manobra como sendo estratégica. Em princípio não se sabe muito sobre a migração para canais não especializados em esporte, entretanto, partir para as redes sociais significa estar em contato com uma considerável fatia do mercado consumidor com grande poder de consumo e que não está mais ligada em aparelhos de televisão, mas sim nos tablets e smartphones a fazer muitas coisas ao mesmo tempo. E muito da programação do canal está voltado para este público, que está bastante conectado com as mais diversas fontes de comunicação e interage de maneira muito intensa. Curtem, compartilham, comentam. Se gostam, falam. Se não gostam, também falam. O “feedback” é imediato, constante e não tem fim.

Diante de uma revolução nas comunicações, o conteúdo tem que estar disponível sempre que necessário e as redes sociais permitem isso de uma maneira mais instantânea. Com tudo isso, é sugestão olharmos para a saída do Esporte Interativo da grade de canais como sendo estratégica e não o fim de uma era. É parte de um processo pelo qual a mídia do esporte passa e um desafio para todos os profissionais e o resultado pode ser muito positivo para os que têm apostado neste novo formato.

Em tempo: há 1 ano fazia a estreia da coluna aqui. Quero deixar meus sinceros agradecimentos à Universidade do Futebol e também aos leitores, pela confiança e carinho. Os textos são muito parte do que vivo no dia a dia e compartilhar com vocês é uma grande satisfação. Entre erros e acertos, temos que aprender com os equívocos e aprimorar o que vai bem, sempre tocando em frente.