O futebol-show

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
No último dia 30 de dezembro, o Campeonato Inglês não parou. Rodada cheia pela Premier League, com direito a craques como Cristiano Ronaldo, Drogba e Shevchenko em campo pelos seus clubes. Hoje, dia 1º de janeiro, esses astros da bola voltam a trabalhar pelos times mais ricos do mundo, em mais uma rodada do campeonato na terra da rainha.
 
Há 20 anos, os ingleses, inventores do futebol, revolucionavam a maneira de se pensar o esporte. Pelo menos fora das quatro linhas. A revolução comercial que a Inglaterra provocou no futebol tem, atualmente, seus maiores reflexos no próprio Campeonato Inglês.
 
Aquele que era considerado um dos mais chatos campeonatos do mundo é, hoje, um dos mais dinâmicos e velozes que existe. Não existe mais essa de bola levantada na área a partir da linha intermediária. Passes curtos e rápidos, jogadas de efeitos e muitos chutes potentes de fora da área.
 
Foi nisso que se transformou o futebol na Inglaterra. De um campeonato modorrento, amarrado, com torcedores violentos, os ingleses conseguiram sair para uma competição veloz, de alto nível, com torcedores comportados e estádios lotados.
 
Ao mesmo tempo, o futebol inglês se transformou em algo tão comercial que atrai investidores de todos os cantos do mundo. Tão mercantilista que faz os jogadores atuarem nos dias 30 de dezembro e 2 de janeiro em nome do entretenimento, do show, do faturamento.
 
Mas que, em toda essa busca pela arrecadação cada vez maior por parte dos clubes, conseguiu uma proeza. Hoje, assistir a um jogo do Campeonato Inglês é muitas vezes mais interessante do que assistir a uma partida de qualquer outro campeonato da Europa.
 

A qualidade desfila nos gramados britânicos, sim! Mas, em termos de marketing, os reis continuam a ser os americanos. Afinal, só lá mesmo que é possível fazer um jogo de futebol americano começando à 1h do dia 1º de janeiro. Chamado de “Jogo do Ano Novo”, a partida lota o estádio e atrai a atenção da mídia. Enquanto isso, a São Silvestre, criada para celebrar a virada do ano, definha às 17h do dia 31…
 

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br

Autor

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso