O goleiro e a sua liderança em campo

Já ouvimos diversas vezes no meio do futebol a velha frase: “Toda grande equipe sempre começa por um grande goleiro!” e isso na prática nos parece verdade não é mesmo?

O goleiro que inspira confiança à sua equipe tende a ser realmente um grande destaque na sua posição, mas isso se conquista com muito treinamento apurado e condições físicas excepcionais para que este atleta possa desempenhar seu papel com precisão e a segurança esperada por todos. Mas aqui cabe ressaltar que todo goleiro precisa também ter algumas qualidades psicológicas que são indispensáveis a posição, tais como:

CORAGEM: Esta posição exige a coragem necessária para enfrentar a todo momento as diversas investidas contra sua meta.

CALMA: O goleiro deve estar sempre consciente, analisando e observando a melhor maneira de defender seu gol e esta atividade exige tranquilidade elevada para escolher as melhores opções de ação ou reação.

CONCENTRAÇÃO: Do goleiro exige-se que ele nunca se distraia ou desligue da partida, pois sua atenção no jogo e no adversário pode ser decisiva para o resultado de uma partida.

INICIATIVA: Muitas vezes um breve momento de indecisão do oponente pode ser o suficiente para que o goleiro recuperar a posse de bola.

LIDERANÇA: Por ser o último defensor da meta, naturalmente o goleiro exerce liderança em campo, comandando sua defesa e orientando os atletas em situações de perigo.

Ao observarmos as qualidades psicológicas acima citadas, podemos compreender como é importante o papel do goleiro em campo e isso nos relembra a importância de sua liderança na equipe.

Ao comandar a organização de sua área, o goleiro exerce uma liderança incontestável sobre os demais atletas que ao demonstrarem confiança nele seguem sua orientação com a certeza de que estão fazendo o melhor naquela ocasião. Sendo assim, podemos dizer que todo bom goleiro tem as características podem leva-lo a ser um bom líder.

Então, o desenvolvimento da competência de líder coach é mais do que necessária para todos os goleiros uma vez que invariavelmente estes estarão expostos ao longo de sua carreira a situações que lhe exigirão agir aplicando tais competências. Enquanto líderes necessitarão, por exemplo:

• Ter capacidade de motivar,
• Comunicar com excelência,
• Inspirar os demais à ação,
• Orientar tática e estrategicamente,
• Demonstrar autocontrole,
• Atuar como um integrador em campo.

E fica a reflexão: será que estamos preparando nossos goleiros para atuarem com excelência física, técnica e comportamental para que estes possam conquistar a alta performance na sua posição?!