O investimento público no esporte

A agenda de debates sobre o investimento público no esporte vem ganhando contornos "dramáticos" dia após dia, reforçado, sobretudo, pelos altos custos de realização dos megaeventos no país.

A pergunta que sempre fica é: "é dever do estado fazer aportes tão elevados para receber grandes eventos?".

Bom, primeiramente cabe dizer que, historicamente, o poder público utilizou-se do investimento no esporte como mote para se relacionar melhor com a população como um todo. Assim o faz, também, com a cultura.

É falso, portanto, afirmar que os megaeventos estão tirando dinheiro da educação e da saúde, uma vez que estas são atividades resguardadas pela constituição – a questão é e sempre foi a forma de investimento e gasto com estas atividades.

Assim como o é com o esporte. A grade questão que se deve colocar nos debates, matérias e audiências públicas não é exatamente o "quanto se está gastando", mas, sim o "por que deste gasto".

Tenho acompanhado uma enxurrada de reportagens, inclusive de veículos com pouco hábito em publicações que versam sobre o esporte, que utilizam o discurso do gasto e não do valor intrínseco sobre o projeto.

E é neste aspecto que encontramos as maiores falhas: o poder público tem poucas explicações lógicas a respeito do futuro.

O legado (palavra da moda) dos megaeventos só é vago pois não sabemos entender e explicar o fenômeno. Ainda não temos a clara noção do início, meio e fim dos projetos esportivos e, é por conta disto, que os altos gastos públicos nos megaeventos podem se tornar um grande mal – quando, na verdade, com um mínimo de raciocínio lógico e entendimento sobre a complexidade inerente ao desenvolvimento do esporte, podemos virar esta página com uma agenda muito mais positiva…

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br