Publif

09/08/2007

O jogo como instrumento pedagógico das escolas de futebol

Sabemos que a criança se mostra de forma plena quando joga, pois é nítido o prazer expressado pelos jovens ao exercer determinado papel durante um jogo. Tal fato pode ser diagnosticado ao percebermos os pequenos jogos de futebol entre 1×1 ou 2×2 em pequenos espaços nos intervalos das aulas na escola, nas praias e até mesmo nas escolas de futebol, quando a turma ainda espera o horário de iniciar a aula de sua turma.

As aulas de uma escola de futebol devem possuir como meio pedagógico o jogo propriamente dito, porém algumas considerações e adaptações devem ser consideradas. Diante disso, elas realmente poderão aprender a passar, conduzir e driblar num simples e tradicional jogo de bobinho onde os toques são liberados.

Dias destes, pude perceber o quanto as crianças se divertiram e desenvolveram um fundamento específico do futebol ao participarem prazerosamente de um torneio de gol a gol durante uma aula inteira de futebol. O jogo foi conteúdo principal daquela aula e, certamente o objetivo de proporcionar uma vivência prática e rica deste fundamento.

Não estou aqui defendendo o jogo pelo jogo como forma incontestável de aprendizado, mas sim expondo os benefícios de se ministrar aulas de futebol em forma de jogo.

Na maioria das escolas de futebol, as aulas acontecem de duas a três vezes por semana, sendo assim, não seria de tudo errado se uma ou até duas destas intervenções fossem aplicadas de forma de jogo.

Tal forma de ensinar os fundamentos do futebol é aqui mencionada no sentido de oferecer aos jovens aprendizes, inúmeras situações e problemas que devem ser solucionados num curto espaço de tempo, pois as situações de jogo requerem uma rápida atitude em relação ao fato de diagnosticar o problema, pensar na decisão a ser tomada e principalmente na ação motora a ser executada objetivando solucionar dada situação.

* Augusto Moura de Oliveira é Pós-Graduado em Futebol, Coordenador Técnico do FOGO – Maringá (Futebol Orientado e Gestão Organizacional), entidade que faz a gestão de escolas de futebol em Maringá-PR.