O media trainning no futebol

Uma das mais efetivas ferramentas de trabalho das assessorias de imprensa é o media trainning. Ou, traduzindo para o bom português, o treinamento de mídia. Invariavelmente as grandes empresas de assessoria fazem, com seus clientes, trabalhos para treinar o porta-voz da empresa a dar entrevista.

Seja para TV, rádio, jornal, internet ou revista, o executivo de uma grande empresa deve sempre estar preparado num dos momentos mais importantes da divulgação de seu trabalho, que é aquele em que vai se relacionar com a imprensa.

No futebol, o conceito de media trainning parece não combinar com o trabalho dos assessores de imprensa dos clubes. Quase sempre vemos atletas e dirigentes totalmente abandonados quando têm de se relacionar com a imprensa.

Um caso emblemático dessa situação foi a “gafe” cometida por José Cyrillo Jr., vice-presidente do Palmeiras, que simplesmente deixou escapar uma frase dando a entender que o jogador Richarlyson, do São Paulo, seja homossexual.

Por mais que o dirigente brincasse com isso fora do ar (como mais da metade do meio do futebol o faz), nunca ele poderia, como representante de um dos cinco clubes com maior torcida do país, dar tal declaração. Ainda mais num programa de televisão.

A falha de Cyrillo é da mesma linha de inúmeras que permeiam o meio do futebol desde que Charles Miller aportou da Inglaterra rumo ao Brasil com as bolas de couro na bagagem. Por mais que o futebol tenha se profissionalizado, os profissionais da bola, invariavelmente, tornam-se folclóricos personagens quando existe um microfone ligado.

Não tenho conhecimento de nenhum clube de futebol que tenha convidado um jornalista para dar uma palestra a atletas, dirigentes e comissão técnica para expor como é o dia-a-dia da imprensa. Mais do que isso, nunca soube de um jornalista que vá ensinar aos futebolistas como se comportar no sempre duro relacionamento com a imprensa.

Em compensação, no meio empresarial, a adoção de um treinamento na relação com os jornalistas é parte do cotidiano dos executivos de uma corporação. E olha que nenhuma empresa, no mundo, consegue ter tantos consumidores fiéis como um único time de futebol.

Para interagir com o autor: erich@universidadedofutebol.com.br