17/09/2018

O novo centro de treinamento do time Sporting Kansas City nos EUA

Uma estrutura de se fazer inveja a qualquer clube do mundo

Os times da liga profissional de futebol dos EUA (MLS) continuam a se desenvolverem investindo alto capital em todos os sentidos (desde estádios aos jogadores em si). A última “onda” tem sido o desenvolvimento de centros de treinamento de altíssima qualidade.

O exemplo mais recente é o do time Sporting Kansas City que recentemente inaugurou o Centro Nacional de Desenvolvimento “Pinnacle” O centro de treinamento desse time foi construído em parceria com a liga e com o hospital Children’s Mercy que usará a estrutura para sua divisão de medicina desportiva. Além de abrigar obviamente os treinos da equipe de futebol, o centro terá muitas funções, incluindo ser sede do centro nacional de treinamento de técnicos e juízes dos EUA, e também de atrair equipes e seleções para se hospedarem lá (lembremos que os EUA sediarão a Copa do Mundo de 2026).

O CT do Sporting custou 75 milhões de dólares e possui 3 campos oficiais de grama natural e mais 2 de grama sintética, um pavilhão de dois andares com tudo de tecnologia que uma comissão técnica possa precisar, e mais um campo oficial de areia com padrão FIFA. Os vestiários são gigantes e o pavilhão dos jogadores inclui tudo que se possa pensar, desde refeitório, área de lazer, área de imprensa, fisioterapia, treinamento, até um salão de barbearia!

A parte de tratamento e medicina desportiva acomoda crio-terapia, hidroterapia (com várias piscinas), radiologia, ressonância, etc. Uma das muitas impressionantes facetas do centro é da capacidade de preparação para competição em altitude elevada: quartos com cápsulas de pressão permite aos atletas condicionarem o corpo antes de jogarem em altitude.