O painel de publicidade – também – não pode falhar

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Semana passada, a maior parte do primeiro jogo entre Barcelona (EQU) e Grêmio, pela semifinal do principal e mais visto torneio de clubes do continente, ficou sem a publicidade no perímetro do campo, projetada por painéis eletrônicos. Na final da Copa do Mundo sub-17 no último fim de semana, algumas falhas nesta publicidade de mesma natureza. É cada vez mais comum optarem por esta modalidade para dar visibilidade aos parceiros comerciais do clube, do campeonato ou de uma liga – o campeonato brasileiro da primeira divisão é exceção. Ao mesmo tempo não é raro observar falhas no seu funcionamento, nos mais diversos torneios.

No jogo entre Barcelona e Grêmio por quase quarenta minutos as marcas parceiras (ou patrocinadoras, como preferirem) não apareceram. Por falha na operação dos painéis, elas deixaram de ser vistas. Não foram, naqueles instantes, relacionadas a um grande jogo (pelo menos para os gremistas) que é transmitido pelo mundo todo.

BAR_X_GRE
Barcelona (EQU) x Grêmio, sem publicidade no perímetro do campo. /Foto: Lucas Uebel (Grêmio FBPA)

 

Ora, quando uma empresa se associa ao esporte, pressupõe-se que, no mínimo, sua marca seja exposta. Tão importante quanto o retorno financeiro em uma relação de patrocínio, são os ganhos de atribuições conquistados quando marcas se associam: uma esportiva (o evento) e outra que com ele se relaciona.

Foram milhões no mundo todo que não viram quais se relacionavam ao jogo e ao torneio. Por analogia, é o mesmo que um futebolista, quando ao marcar um gol em partida com transmissão da TV para o país inteiro tirasse a camiseta. O patrocinador deixa de ser visto e associado ao momento máximo do futebol.

Os responsáveis pelas marcas que deixaram de ser expostas nos painéis eletrônicos em Guaiaquil devem ter se irritado bastante. É necessário extremo cuidado e zêlo nestas operações, afinal são elas as principais fontes de financiamento destes torneios. Ademais, não tão menos importante, uma falha no painel descaracteriza o espetáculo esportivo, ao torná-lo esteticamente desagradável dentro de um campo de visão como um todo, o que pode ter consequências na audiência da TV.  Em um espetáculo esportivo de alto nível, também o painel não pode falhar.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

Mais conteúdo valioso