UdoF na Mídia

11/08/2016

O Programa “Educar pelo Esporte – Meu Professor é nota 10!” objetiva orientar professores e profissionais de Educação Física, sobre ensinar bem o esporte a todos

Em parceria com o UNICEF e a Fundação Wolfsburg, o Programa “Educar pelo Esporte-meu professor é nota 10” iniciou, essa semana, sua Edição Olímpica com 614 alunos matriculados de 27 estados do Brasil.

O curso, que faz parte do Programa TRANSFORMA dos Jogos Olímpicos Rio 2016, tem objetivo de orientar professores e profissionais de educação física sobre ensinar bem o esporte a todos e como promover os direitos das crianças e dos adolescentes no esporte. Desta maneira ajudar o Brasil a garantir condições essenciais para o desenvolvimento pleno de cada criança e de cada adolescente, garantindo o direito ao esporte seguro e inclusivo, e usando o esporte como um meio para assegurar outros direitos e reduzir as barreiras sociais, econômicas, culturais, físicas, étnico-raciais e geográficas.

gráfico educar pelo esporte

Destacam-se no curso temas como: papel do esporte na nossa sociedade, ambiente de aprendizagem, papel do professor no ensino, desenvolvimento da autonomia, relação com pais e familiares, entre outros. Além disso, o curso busca desenvolver diversos grupos de modalidades esportivas como: esportes de combate, atividades rítmicas, esportes de rede e rebatida; jogos de invasão, atletismo, e muitos outros. A partir desta iniciativa, os profissionais poderão desenvolver sua prática pedagógica utilizando toda a potencialidade do esporte como ferramenta de transformação social.

O UNICEF usa o esporte como um meio de inclusão de crianças com deficiência, e também para mudar atitudes e comportamentos discriminatórios. Além de se articular com governos, setor esportivo e privado, atletas, torcedores, mídia e público geral para transformar ações em políticas públicas, gerando impactos de larga escala e de grande alcance.

Voltado para graduandos em Educação Física, professores de Educação Física escolar, professores de escolinhas de esporte, treinadores infanto-juvenis, entre outros, o Educar pelo Esporte – meu professor é nota 10! tem duração de 3 meses (12 semanas), carga horária de 60 horas, dividido em 10 módulos.

Educar pelo Esporte –meu professor é nota 10! impacta diretamente na atuação dos profissionais na defesa do esporte, principalmente em grupos e locais mais vulneráveis e com menor acesso a este tipo de iniciativa. Com isso amplia-se a oferta e o atendimento à população através da melhor formação dos profissionais que intervém nestas comunidades.