Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Após aproximadamente 4 anos, finalmente, leio uma notícia que remete para um projeto a ser iniciado, gerido e implementado pelos clubes em prol do relacionamento com o seu torcedor.

Trata-se da inédita parceria entre Atlético Paranaense e Coritiba para a formatação de um clube de vantagens para os seus fãs. A informação está na Máquina do Esporte desta terça-feira (18-ago): http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/sem-movimento-dupla-atletiba-repete-tatica-para-atrair-socios_28909.html

A “fórmula mágica” de se deixar na mão de terceiros a exploração de uma comunicação / gestão que deveria ser feita pelos clubes ou pela liga administrada pelos clubes parece dar os primeiros sinais de esgotamento em face do modelo adotado pela AMBEV.

Logicamente, para a AMBEV, o projeto é e continua sendo excelente. Para os clubes, além do comodismo e de alguns trocados, a iniciativa despertou para o potencial que há no relacionamento com os fãs. Isso impactou, naturalmente, os programas de sócio-torcedor – cujo modelo, venho alertando há algum tempo, não é sustentável no tempo, especialmente pelo formato como é conduzido pelos clubes brasileiros.

Um projeto de CRM, para se alcançar todo o seu potencial, necessariamente precisa ser implementado e gerido pelo detentor da marca com o suporte de empresas de tecnologia e/ou marketing para a sua alavancagem. As informações sobre os fãs, portanto, são de utilidade unicamente da marca e de seus parceiros estratégicos, que irão trabalhar em conjunto para atingir objetivos similares ou complementares ao dialogar com o público-alvo.

Que o “Clube de Vantagens ATLETIBA” seja o primeiro de muitos. Há muita coisa a se desenvolver no futebol brasileiro. A principal delas está na relação com os torcedores de cada clube. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso