28/07/2015

O sucesso do goleiro dependerá diretamente da boa atuação do seu preparador de goleiros no dia a dia

Na última Copa do Mundo de Futebol realizada aqui no Brasil em 2014, o mundo pode ver o quão grande foi a evolução física, técnica e tática dos goleiros em ação. Ficou claro que essa foi a posição que mais se destacou na última Copa e a que mais vem evoluindo nos últimos anos na área do treinamento no futebol. Certamente essa evolução está diretamente ligada à evolução dos profissionais que prepararam esses goleiros, ou seja, o preparador de goleiros, que é um abnegado que não mede esforços para fazer cada vez melhor seu trabalho.

Ao analisar o futebol e em particular o treinamento de goleiros, constato o que muitos já sabem, apesar de uma pequena melhora, os estudos científicos na área são quase inexistentes, pior ainda quando falamos do principal personagem do processo de formação destes goleiros, o preparador de goleiros. Esses motivos me levaram a explanar um assunto pouco explorado no âmbito acadêmico e que, na maioria das vezes, passa despercebido na correria do dia a dia nos clubes de futebol, em particular nos clubes dos interiores deste Brasil.

Por experiência, posso afirmar que ser professor não é tarefa fácil, seja qual for a modalidade, disciplina ou ofício que tiver que ser ensinado, é sempre um grande desafio transmitir conhecimento e ao mesmo tempo, fazer com que os alunos/goleiros entendam, compreendam, assimilem, coloquem em prática e evoluam com os novos conhecimentos adquiridos.

As principais pesquisas em Educação do mundo mostram que um bom professor é capaz de fazer qualquer aluno/goleiro aprender e ainda é capaz de potencializar o crescimento individual. Sabemos que não é possível afirmar com exatidão o quanto cada um vai evoluir e a qual nível profissional vão chegar, mas um bom parâmetro para projeções futuras é observar a qualidade do preparador de goleiros, é ele que influenciará diretamente na capacidade final do goleiro, pois é ele o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem e sua boa atuação no dia a dia é determinante para o bom desempenho final de seus pupilos.

Para ler o artigo na íntegra, basta clicar aqui.