Ó vida, ó céus, ó azar.

Muitos devem lembrar da hiena Hardy, do desenho animado “Lipy the Lion and Hardy Har Har”, que proferia o famoso “Ó vida, ó céus, ó azar”, pelo seu eterno pessimismo, pois sempre esperava o pior nas circunstâncias do seu cotidiano e aventuras da dupla.

É assim que percebo muitos clubes que lamentam o ano de 2010 (ou os outros do passado). E, pelos cenários por eles próprios desenhados, vão continuar a colocar o braço na testa e a esperar o pior em 2011. Mas o pior é que o pior (desculpem a propositada redundância) é que a culpa raramente está na própria organização. Está sim em terceiros. Está no imponderável: no “monstro da televisão”, na “perseguição da CBF”, no “senhor diretor de árbitros”, na “Lei Pelé” e assim vai.

O pessimismo, nestes casos, tem explicação pela falta total de conhecimento e de planejamento do futuro. No quesito conhecimento, temos toda a componente relacionada com as informações inerentes à própria organização e ao mercado como um todo. O desconhecimento sobre o viés e as tendências que norteiam o ambiente da organização atrelado à falta de visão sobre aquilo que representa a própria instituição são fatores preponderantes para o insucesso.

O planejamento serve para perceber e descrever os rumos que se deve tomar, além de definir as estratégias para que tais anseios se tornem realidade. E planejar o futuro não é simplesmente dizer: “vamos ganhar todos os jogos em casa e ‘beliscar’ uns pontinhos fora de casa”. Passa, sim, por estudo, análise, projeção e engajamento de todos os setores ligados à organização.

Com as poucas palavras desta coluna, registro o anseio para que, ao término do próximo ano, tudo que ocorreu ao longo do mesmo passe a ser devidamente colocado sob uma métrica. Indicadores que possam aferir com precisão as virtudes e as falhas advindas da temporada, procurando soluções para as etapas vindouras. Assim, poderemos ter queixas e análises construtivas, e não simplesmente vazias, das organizações e das pessoas ligadas às entidades do futebol.

Para interagir com o autor: geraldo@universidadedofutebol.com.br