Universidade do Futebol

Gustavo D’Avila

30/04/2015

Objetivos ou metas no futebol?

Com os estaduais chegando ao fim, para aqueles clubes que não estão disputando as finais dos campeonatos em seus estados o ritmo é de preparação visando o campeonato brasileiro de 2015. Com isso, muitos clubes buscam estipular os resultados que desejam obter no campeonato brasileiro e consequentemente no final da temporada. E isso deve acontecer através da criação de metas claras que podem servir como referência ou guia para levar os times ao desempenho esperado.

Em relação a este ponto, acho muito interessante falarmos um pouco sobre importância das metas, mas principalmente sobre as diferenças entre um objetivo e uma meta, até por que eles são diferentes e precisamos compreender estas sutis diferenças entre eles antes de evoluir no assunto.

Esclarecendo brevemente, um objetivo pode ser definido como aquilo que se deseja obter, os resultados que um clube ou indivíduo deseja atingir. Já uma Meta está relacionada ao caminho para se chegar a um objetivo. É um marco, um desafio que se pode realizar e medir, uma etapa a ser atingida dentro de um objetivo. Aqui, alguns exemplos podem contribuir para ficar ainda mais clara essa diferença.

Exemplo 1
Objetivo: Ter uma boa classificação no Campeonato Brasileiro.
Meta: Terminar o campeonato brasileiro de 2015 nas cinco primeiras colocações.

Exemplo 2
Objetivo: Pontuar constantemente no Campeonato Brasileiro.
Meta: Conquistar 7 pontos, a cada 12 pontos disputados.

Agora com mais clareza sobre a diferença entre um objetivo e uma meta, vale a pena reforçarmos a importância das metas para os clubes, suas equipes e seus atletas.

Para os clubes e equipes podemos perceber esta importância na citação de Vicente Falconi (Consultor de Gestão): “O SUCESSO de uma organização é algo DESEJADO POR TODOS e quando acontece é uma grande FONTE DE ALEGRIA E SATISTAÇÃO. É fato amplamente conhecido que ALCANÇAR BONS RESULTADOS é uma das maiores FONTES DE MOTIVAÇÃO HUMANA.” (Vicente Falconi). Ou seja, se quando um clube ou uma equipe alcança seus melhores resultados traz satisfação aos envolvidos e se torna uma fonte de motivação, ter uma ou mais metas passa a ter grande importância devido a capacidade de mobilizar os envolvidos numa direção comum.

Para os atletas, enquanto indivíduos, as metas do clube ou coletivas ganham importância na medida em que estas são traduzidas em metas individuais para cada um dos atletas. Quando estas metas individuais estão alinhadas com as metas coletivas, o atleta demonstra empenho superior para atingi-las e ao se conquistar as metas desdobradas, caminha-se rumo ao atingimento da meta coletiva. Cabe complementar que o grande aliado para a conquista de uma meta é um bom plano de ação, que uma vez executado potencializa a as chances de se conquistar as metas estipuladas e assim atingir os objetivos planejados.

Até a próxima. 

Comentários

Deixe uma resposta