Os desafios de uma equipe de futebol

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Observando alguns elencos individualmente, talvez não tivéssemos condições de apontar quais seriam os melhores, em termos de resultado coletivo, nesta temporada que se encerra. Por que será que muitas vezes a montagem de um elenco com atletas que não eram titulares absolutos em suas equipes anteriores, geram um resultado tão expressivo em outro clube juntamente com outro grupo de jogadores?

Como alternativa para reflexão sobre esta pergunta, compartilho com vocês os cinco desafios da liderança para nosso conhecimento. Ainda ao contrário do que muitos de nós pensamos, o trabalho em equipe continua sendo uma vantagem competitiva, devido ao seu potencial de impacto positivo no desempenho coletivo de qualquer equipe, seja ela de futebol ou não.

Patrick Lencioni, em seu livro “Os 5 Desafios das Equipes”, nos fornece quais são os desafios a serem superados para a construção de uma equipe de alto desempenho, bem como faz algumas indicações sobre qual caminho a seguir para superar esses desafios.

Aqui quero focar apenas em esclarecer brevemente quais são os desafios e com isso inspirar reflexões sobre o tema, já que estamos iniciando uma nova temporada e de alguma forma este tema pode ser útil para quem se interesse em superar os desafios na montagem de novas equipes.

O primeiro desafio a superar é a ausência de confiança entre os membros da equipe. Os membros da equipe que não são genuinamente transparentes e sinceros uns com os outros, principalmente em relação aos seus pontos a melhorar, acabam por tornar impossível a construção de bases sólidas de confiança dentro do grupo.

O fracasso em se conseguir construir esta relação de confiança é muito prejudicial, pois abre o caminho para que o segundo desafio apareça na equipe: o medo do conflito. As equipes aonde não existem a confiança, tornam-se incapazes de se envolver no debate franco de ideias em busca por soluções dos seus problemas.

A ausência de conflito saudável pode ocasionar o aparecimento do terceiro desafio que é a falta de comprometimento. Pois os atletas sem poder colocar suas opiniões durante uma discussão acabam por aceitar as decisões alheias, sem debater sobre o fato e no fundo acabam fingindo que concordaram com a alternativa e raramente se comprometem em realmente fazer o que foi combinado.

A falta deste comprometimento real cria nos atletas da equipe o hábito de evitar a responsabilidade, configurando-se aí o quarto desafio a ser superado. Sem um comprometimento verdadeiro, os atletas chegam ao ponto inclusive de até evitar chamar a atenção dos colegas em casos de comportamentos que geram mal-estar na equipe ou em situações nas quais um colega não se responsabilizou por determinada ação que era de sua responsabilidade executar em campo ou fora dele.

O simples fato de não conseguirem chamar uns aos outros às suas responsabilidades gera o ambiente adequado para que o quinto desafio se materialize na equipe a falta de atenção aos resultados. Isso acontece e podemos perceber facilmente, pois o atleta neste momento tende a colocar suas necessidades individuais acima das metas coletivas da equipe.

Podemos concluir que caso algum elo desta corrente quebre todo o relacionamento da equipe se fragiliza e as disfunções aparecem, tornando-se os desafios a serem superados para que a equipe passe a ter um bom relacionamento e com isso se gere uma contribuição para um melhor desempenho coletivo.

Cabe lembrar também que no momento em que as disfunções ou desafios são superados nós temos um reflexo extremamente positivo no grupo uma vez que, todos passam a confiar uns nos outros, envolvem-se genuinamente nos conflitos saudáveis em busca por melhores soluções para seus problemas, comprometem-se com as decisões tomadas e os planos definidos, assumem e chamam uns aos outros para a responsabilidade quando algo não sai como deveria e consequentemente se concentram na realização dos resultados coletivos.

Então fica a sugestão do tema para os clubes que iniciarão neste momento a montagem de suas equipes para a próxima temporada, superem seus desafios e tenham um ótimo desempenho coletivo dentro e fora do campo.

Até a próxima.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest

Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais conteúdo valioso